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Comercial da pickup Ram no Super Bowl recebe críticas positivas e negativas

Dessa forma, não foi uma grande surpresa quando li comentários de uma professora de esquerda, radical da Universidade do Colorado que basicamente implicava que o comercial da Dodge era abertamente político e celebrava o conservadorismo. Eu gostei de sua última linha que dizia: “Nós entendemos, Dodge; você não tem que enfiar isso guela abaixo”.

Assim como outros 109 milhões de telespectadores, tive o prazer de assistir o comercial da Dodge Ram no Super Bowl que trouxe o poema “Deus criou o produtor rural”, de Paul Harvey. Redes sociais como Facebook e Twitter comentaram bastante sobre o comercial, porque ele passou a mensagem de forma poderosa, não somente sobre quem trabalha na agricultura americana, mas também, os valores que todos nós prezamos.

Algumas pessoas ficaram maravilhadas porque a Dodge centrou uma campanha no coração da América. Eu lembro de viajar para a Europa durante a presidência de George W. Bush e ver os europeus expressando espanto que um presidente pudesse admitir abertamente, expressar ou acreditar em Deus; eles imediatamente pensaram que ele era um tolo e quase riram da falta de esclarecimento da América.

Eu logo percebi que o apelido de “cowboy”que a Europa colocou em George W. Bush significava mais do que a insinuação de que ele gostava de atirar primeiro e perguntar depois; significava que ele não tinha sofisticação, porque mantinha as visões e as crenças que tinha decidido há muito tempo e que não eram mais necessárias. Eu tive a mesma sensação sobre algumas reações que li sobre o comercial da Dodge Ram.

Tive o privilégio de viver no Colorado, onde a Universidade do Colorado é um dos grandes baluartes do pensamento liberal. Eu acho que esta Universidade tem um grande orgulho de batalhar com o campus de Berkley para ver qual campus pode ser mais de esquerda, antiamericano e anticapitalista. Dessa forma, não foi uma grande surpresa quando li comentários de uma professora de esquerda, radical da Universidade do Colorado que basicamente implicava que o comercial da Dodge era abertamente político e celebrava o conservadorismo. Eu gostei de sua última linha que dizia: “Nós entendemos, Dodge; você não tem que enfiar isso guela abaixo”.

Essa professora é famosa por defender os extremos; tudo em seu mundo é visto através do prisma de que o mundo é um campo de batalha entre seu esclarecimento e o resto de nós. Suas palavras são rejeitadas por qualquer um que não estiver no extremo como ela. Mas eu reli o poema de Harvey algumas vezes para ver se havia uma mensagem conservadora ou liberal e não consegui encontrar.

No geral, devo dizer que me senti realmente bem com a resposta ao comercial. Apesar da forma polarizada que as pessoas extremas têm deste mundo, a maioria da América viu o comercial como ele era – uma celebração dos produtores rurais americanos e os ideais que eles incorporam. Esses são os ideais que a vasta maioria dos americanos ainda se identifica com e aspira. Tenho que admitir, da próxima vez que comprar um caminhão pick-up, a Dodge terá uma difícil avaliação.

O artigo é de Troy Marshall (ciência animal pela Universidade do Colorado) para a Beefmagazine.com, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Assista o comercial legendado em português:

Assista aqui o comercial da Dodge Ram no Super Bowl 2013 legendado! “Então Deus criou o produtor rural” https://beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-do-boi/comercial-do-super-bowl-faz-homenagem-aos-produtores-rurais/

2 Comments

  1. Max Dias disse:

    Esse poema de Harvey perde muito na tradução, seja do idioma seja do fundo cultural. Traduzir “farmer” por “produtor rural” está longe da realidade, mas a palavra “fazendeiro” no Brasil virou pejorativo, graças à esquerda idiota e seus ressentimentos infantis. De fato, nos EUA, “fazendeiro” é mais para “sitiante”; a grande propriedade é chamada de “ranch” (vide o King Ranch, no Texas). E de outro lado, as ilações culturais, o “Country Music” tão copiado aqui, o cenário do Midlle West não tem muito a ver com o nosso agredido habitat cultural rural, seu rico folclore com belas musicas. O comercial da Dodge é voltado para os americanos. Não tem a ver com o Brasil, onde por sinal uma Dodge Ram chega a custar R$200 mil, graças a uma cachoeira de impostos. Porisso mesmo está ganhando esse ar mitológico, encantador, onde não se distingue o real do poético. De fato, ninguém o entende completamente – só quem viveu alguns anos no countryside americano, e olhe lá, esse sujeito celebrado no poema é muito dificl de achar…

  2. Paula Marcondes disse:

    Essa professora do colorado como o que?
    Luz?
    Porque vegetais e frutas vem da terra
    Carne vem de animais que são cuidados por professores
    Ignorância resume
    Triste saber que uma professora da Universidade ddo colorado ao invés de mater-se calada ou neutra diga ” Não precisa enfiar guela abaixo”]
    Então que vá viver de luz!!!

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