A Associação Veterinária Britânica (AVB) pediu que a Comissão Europeia rotule a carne de animais que foram abatidos sem a insensibilização após um estudo mostrar que 72% das pessoas gostariam que essa informação fosse passada quando compram sua carne.
A pesquisa foi realizada em julho e agosto de 2013, com 13.500 pessoas com mais de 18 anos que compravam carne bovina, de cordeiro e de aves em 27 estados membros da União Europeia (UE). Entretanto, o relatório mostrou uma variação, com 18% muito interessados, 27% bastante interessados em 27% pouco interessados.
“Esse relatório em toda a UE confirma que os consumidores estão interessados na procedência de sua carne e produtos derivados, com a clara maioria (72%) dizendo que estão interessados em receber informações sobre a insensibilização de animais”, disse o presidente da BVA, John Blackwell. “A tão aguardada divulgação desse relatório nos dá vigor renovado à campanha da BVA para informar melhor os consumidores sobre bem-estar animal ao abate e a necessidade de a carne de animais que não foram insensibilizados ser rotulada”.
O relatório também revelou que os consumidores tinham pouco entendimento preciso sobre o processo de abate e concluiu que o bem-estar animal não era considerado uma questão de prioridade para eles.
Blackwell disse que os consumidores europeus já consideram que certos padrões são seguidos, de forma que acham que os padrões de bem-estar animal são aplicados a todos os produtos. “A não insensibilização no abate somente é permitida através de uma derrogação da legislação da UE, de forma que os consumidores esperam que a carne seja proveniente de abates de acordo com a lei, que claramente determina que todos os animais devem ser insensibilizados antes do abate para garantir que seu bem-estar não seja comprometido”.
Fonte: http://www.globalmeatnews.com, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.