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Consumidores estão dispostos a comprar mais produtos plant-based se preço cair

Uma pesquisa realizada pela organização de conscientização alimentar ProVeg International descobriu que a probabilidade de as pessoas comprarem alimentos à base de plantas, em vez dos equivalentes à carne animal, aumenta drasticamente quando os preços dos primeiros são mais baratos.

A pesquisa também descobriu que a maioria das pessoas deseja que as alternativas plant-based tenham o mesmo preço que a carne de origem animal e sejam igualmente subsidiadas pelo governo.

As descobertas foram apresentadas no relatório “Paridade de preços com base em plantas” e surgem quando o aumento do custo de vida está causando o aumento do preço da carne convencional, principalmente na Europa. A pesquisa ouviu 1 mil entrevistados em julho de 2022 no continente.

As margens da carne têm sido historicamente baixas, normalmente fixadas em 8%, enquanto os alimentos à base de plantas são vendidos com margens entre 35% e 50%. “Essas margens mais altas podem ter funcionado como um amortecedor para absorver os golpes de preço, enquanto com a carne, os supermercados não tiveram escolha a não ser aumentar os preços. Isso poderia explicar por que a carne de origem animal foi tão atingida pela inflação e os substitutos de origem vegetal não”, disse Pablo Moleman, da ProVeg, no relatório.

Variedade de dietas

Dos respondentes, 66% se descreveram como onívoros, enquanto 24% disseram seguir uma dieta flexitariana, o que significa que estão se esforçando ativamente para reduzir o consumo de carne. Outros 4% das pessoas disseram seguir uma dieta vegetariana, 4% afirmaram seguir uma dieta pescetariana e 1% disse que seu estilo de vida é vegano.

Apenas onívoros e flexitarianos foram pesquisados sobre sua disposição de comprar carne à base de plantas, já que o estudo estava interessado no comportamento dos comedores de carne.

Entre as descobertas, havia uma probabilidade muito maior de os entrevistados comprarem hambúrgueres plant-based quando custavam mais barato do que o hambúrguer de carne animal. Uma redução no preço dos hambúrgueres à base de plantas de 6 libras para 2 libras aumentou a intenção de compra de desses produtos em 134%.

A pesquisa também descobriu que a maioria dos entrevistados (70%) acha que os alimentos à base de plantas são mais caros e menos acessíveis do que os alimentos de origem animal. A maioria das pessoas (59%) quer que o governo subsidie alternativas às proteínas animais para torná-las mais acessíveis.

Em termos de saúde, 36% dos entrevistados disseram que estariam dispostas a pagar mais por produtos alimentícios de origem vegetal se fossem mais saudáveis do que os produtos de origem animal.

Fonte: Valor Econômico.

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