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Consumidores pagarão mais por responsabilidade social

Um número cada vez maior de consumidores afirmaram que pagarão mais por produtos de alimentos e bebidas produzidos por empresas socialmente e ambientalmente responsáveis, disse Maryellen Molyneaux, presidente e sócia gerente do Natural Marketing Institute.

“A população em geral tem sentimentos muito fortes em relação às coisas que temos promovido nesta indústria há muito tempo”, disse Molyneaux durante uma apresentação na Natural Products Expo West, realizada de 9 a 12 de março em Anaheim. “Por exemplo, mais de metade da população, 52%, dizem que normalmente vão comprar produtos de empresas cujos valores são ‘os mais parecidos com os meus’”.

Esse número cresce entre os millennials, com 59% deles dizendo que compram de empresas com valores compartilhados, o que se compara a 53% dos consumidores da geração X, 44% dos baby boomers e 47% da geração madura.

“Quando você está atento e eles sabem disso, são mais propensos a experimentar seus produtos, comprá-los repetidamente, contar a seus amigos sobre eles e estar menos preocupados com o preço de seu produto”, disse Molyneaux.

Marcas com propósito proliferaram na Expo West, onde empresas grandes e pequenas demonstraram impactos sociais e ambientais positivos através de práticas empresariais orientadas por uma missão.

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Um exemplo é Soulfull Project, uma corporação de benefício público apoiada pela Campbell Soup Co., que foi lançada para combater a fome na comunidade local através da venda de copos de cereais quentes. Durante o evento, o Soulfull Project recebeu 2.729 doações e prometeu combinar esse número para fornecer 5.458 porções de cereais quentes de quatro grãos para mais de 200 bancos de alimentos em todo o país.

“Alinhar com uma causa social pode aprofundar as raízes éticas de uma empresa e quanto mais próxima essa causa estiver no coração do negócio, mais duradoura será a impressão”, disse Carlotta Mast, diretora executiva de conteúdo da New Hope Network, que produz Expo West.

Outros exemplos de marcas com propósitos incluíram o LoveTheWild, fabricante de kits de refeição de marisco com a missão de preservar canais através da aquicultura responsável, e Kombucha Dog, uma marca de chás fermentados que promove a adoção de animais de estimação com fotos de cães abandonados nos rótulos.

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“A consciência pode manifestar-se de muitas maneiras ao longo da cadeia de valor, através de fornecimento ético, linhas de fundo triplo, doações de caridade … mas também pode ser injetada na própria engenharia e produção de bens”, disse Mast, citando como exemplos a ReGrained, uma start-up de San Francisco que faz barras nutritivas usando grãos oriundos de cervejarias locais e a Saint Benoit Creamery, que embala iogurte em recipientes de vidro reutilizáveis e recicláveis para manter os copos de plástico fora do aterro.

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“Os consumidores de hoje demandam de nós a autenticidade; demandam de nós transparência, proatividade, engajamento e conexão”, disse Eric Pierce, diretor de insights de negócios da New Hope Network, durante a apresentação.

“Não se engane. É nossa responsabilidade liderar, não do consumidor. Não podemos esperar que o consumidor demande explicitamente práticas de cadeia de fornecimento responsáveis. Não podemos esperar que o consumidor solicite explicitamente decisões de embalagens responsáveis.”

“Porque esperar dos consumidores de alguma forma desloca a culpa e sugere que os consumidores devem ser especialistas em nosso comércio. Nós somos os únicos que podemos tomar as decisões responsáveis sobre como nós obtemos nossos produtos, o que trazemos para o mercado e como vamos fazer isso.”

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Sessenta por cento dos consumidores são mais propensos a experimentar os produtos ou serviços de uma empresa que está consciente de seu impacto ambiental e social, ante 52% em 2009, disse Molyneaux. Cinquenta e oito por cento são mais propensos a comprar esses produtos repetidamente, mais que os 48% em 2009, e 33% estão menos preocupados com o preço de tais produtos, mais que os 25% em 2009.

“Vivemos em uma época em que os consumidores estão se relacionando com as marcas de uma forma muito mais nova e mais profunda. Eles estão fazendo mais perguntas. Eles querem saber mais sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social das marcas, porque toda essa informação está se tornando mais importante.”

Cinquenta e oito por cento dos consumidores dos EUA preferem comprar produtos que são fabricados de forma sustentável, em comparação com 48% em 2007, disse ela.

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“Há uma oportunidade aqui para aumentar o valor de uma forma muito significativa com os consumidores. Precisamos ser críveis, precisamos ser transparentes e precisamos ser honestos em nossas mensagens. Precisamos ser progressivos. Precisamos mostrar progresso no que estamos fazendo em todos esses esforços … sociais, ambientais, de saúde.”

Fonte: http://www.meatpoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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