Caio Junqueira Filho
A globalização foi de grande importância para que tomássemos conta de que a informação é um insumo fundamental em qualquer atividade. As modernas tecnologias requerem, do empresário, muita atenção, seja na sua obtenção ou na sua manipulação.
A obtenção de dados é o grande entrave para o avanço tecnológico. Um grande aliado do empresário rural é a planilha de campo, elaborada de maneira a facilitar o dia a dia da propriedade. Ela deve ser de fácil manuseio e entendimento, pois na maioria dos casos são manipuladas por funcionários com baixa qualificação e quase nenhum nível escolar.
Um exemplo prático é o controle de sal. A falta de suplementação, mesmo que temporária, traz prejuízos de difícil medição, porém de fácil constatação. O monitoramento eficiente do estoque permite, ao empresário, planejar as aquisições em ocasiões mais adequadas, de forma a manter seu fluxo de caixa sempre positivo.
A pilhagem da sacaria em blocos pequenos com base de 5 sacos e altura de 10 a 20 sacos, facilitam a conferencia do estoque. Múltiplos de 5 são facilmente contados. Os blocos podem ficar lado a lado e devem ser consumidos individualmente.
Fotografia 1 – Pilhagem de ração, Faz. Paranoá, Canarana, MT
Aliado ao estoque, o monitoramento fiscaliza o consumo do rebanho, por categoria e nos diversos pastos, agregando informações importantes para futuras análises. São análises de ganho de peso por categoria animal; ganho de peso por variedade de forrageira; rendimento de carcaça por variedade de forrageira e tantas outras.
A planilha de campo que mede o consumo de sal é muito simples (Panilha 1). Contém a data de carga dos cochos, a quantidade de sacos de sal, descrição do produto, número ou nome do pasto, variedade forrageira, categoria animal, número de animais, peso médio do lote e um campo para observações.
Com as planilhas de campo mensais devidamente preenchidas (Planilha 1), tem-se subsídios para o controle de estoques e dados para alimentar a planilha mensal de consumo, que é o resumo do mês por categoria (Planilha 2).
O número de animas normalmente não é fixo. No exemplo da Planilha 2, novos animais foram sendo incorporados à categoria C-1. Com as pesagens os animais que estão em C-1, acima de 210 Kg de P.V., são transferidos para C-2 e novas aquisições completam a categoria C-1.
Esta classificação de categorias é comum a todas as propriedades assistidas pela Central do Calculo Consultoria Ltda., onde se denomina C-1 a todos os animais machos até 210 Kg de P.V. ou até 7 @; C-2 a todos machos entre 210 e 300 Kg de P.V. ou 7 a 10 @; C-3 a todos machos entre 300 e 390 Kg de P.V. ou 10 a 13 @ e C-4 a todos machos acima de 390 Kg de P.V. ou 13 @ acima.
Dominada esta primeira etapa no controle da informação, pode-se aventurar por outras planilhas, até a total gestão da propriedade.