EUA: confiança de produtores rurais melhora em fevereiro, segundo indicador
6 de março de 2025
Austrália: Exportações de carne bovina em fevereiro atingem ritmo acelerado, acima de 117.000 toneladas
6 de março de 2025

Couro bovino da JBS no Brasil será certificado com IA

A empresa Mindhive Global, da Nova Zelândia, especializada em tecnologia de classificação de couro com inteligência artificial (IA), firmou um acordo com a JBS Couros para classificar a qualidade da produção das 21 unidades no Brasil.

A tecnologia neozelandesa capaz de ‘dar o selo’ de qualidade ao couro bovino da JBS consegue processar, a cada hora, até 360 peles por linha de produção, com uma taxa de precisão superior a 91%, conforme antecipou a Mindhive ao Valor.

O sistema de IA inspeciona e classifica as peles em apenas quatro segundos, podendo mapear defeitos que são listados em 25 categorias de forma automática, explica a Mindhive.

A implementação da Mindhive no Brasil está prevista para ser concluída entre junho e julho, com a instalação de duas novas máquinas por mês até que um total de 10 equipamentos de classificação e três de seleção de couro estejam em funcionamento nas unidades da JBS. Por enquanto, o valor do acordo entre as multinacionais não foi divulgado.

A inspeção dos couros conta com trabalho manual nas unidades de processamento. Por ano, são mais de 7 milhões de peles processadas pela JBS Couros.

No comunicado enviado à reportagem, o presidente da divisão de couro da JBS, Guilherme Motta, descreve que “a implementação da IA permitirá estabelecer novos padrões para a classificação de couro” para atender critérios rigorosos de clientes e assegurar a segurança dos lotes.

Entre os objetivos da parceria, está a melhora da classificação do couro wet-blue da JBS. O produto, que é curtido em cromo, é comercializado pela empresa às indústrias automotiva, moveleira e calçadista.

A Mindhive afirmou também que, com painéis de controle centralizados, a JBS Couros poderá comparar o desempenho entre suas unidades, mapeando como vai a produtividade em cada uma delas.

James Bayly, CEO da Mindhive Global, disse que o acordo é “um marco” na ampliação de negócios no Brasil. “Ao colaborar com a JBS Couros, demonstramos a escalabilidade global e a confiabilidade do nosso sistema baseado em inteligência artificial”. Hoje, a JBS Couros é a maior processadora de couro do mundo.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *