Os 18 anos da Nativa
27 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 28/10/08
29 de outubro de 2008

Crise pode prejudicar desempenho das exportações

A crise econômica mundial ainda não afetou os resultados das exportações brasileiras nos primeiros 8 meses de 2008, com a valorização do dólar, os preços das commodities agrícolas garantiram o aumento da receita das exportações brasileiras, apesar da redução no volume. No quarto trimestre esse cenário tende a ser diferente, já que os preços das commodities agrícolas entraram em rota descendente e existem problemas com a escassez de crédito.

A crise econômica mundial ainda não afetou os resultados das exportações brasileiras nos primeiros 8 meses de 2008, com a valorização do dólar, os preços das commodities agrícolas garantiram o aumento da receita das exportações brasileiras, apesar da redução no volume de 2,31% na comparação com o mesmo período de 2007.

“Esses dados ainda não mostram os reflexos mais fortes da crise. Devemos ver um cenário mais apertado no último trimestre”, diz a pesquisadora Karlin Saori Ishii, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

No período analisado, o câmbio subiu 14,4%. Os preços em dólar dos produtos analisados, por sua vez, avançaram 29,85%. Mesmo com redução nos volumes, as cotações internacionais asseguraram a receita maior dos exportadores, diz a pesquisadora. No quarto trimestre esse cenário tende a ser diferente, já que os preços das commodities agrícolas entraram em rota descendente.

Isso mostra que a queda das cotações das commodities tem sido compensada pelo aumento do dólar. Contudo, segundo o estudo do Cepea, as ações do Banco Central para fortalecer o real podem “deprimir em demasia os preços internos das commodities. Os produtores rurais brasileiros já se acham muito pressionados pela queda nas cotações e pela escassez de crédito, outro efeito da crise”.

A matéria é de Patrick Cruz, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress