Marfrig vai para o topo em três categorias de lista global de transparência ambiental
10 de fevereiro de 2025
O que os pais fazem de errado e depois culpam os filhos?
10 de fevereiro de 2025

Demanda por carne bovina impulsiona preços nos EUA

A discussão atual gira em torno de tarifas ou da possibilidade de tarifas e de como elas podem impactar a agricultura dos EUA e/ou os consumidores americanos. No entanto, não há intenção de entrar nessa discussão, pois não há certeza de que existam premissas sólidas para gerar uma avaliação econômica robusta que não seja enganosa. Em vez disso, há outro tema que merece tanta atenção quanto esse: a demanda.

Ao longo do último ano, foi indicado que há uma avaliação razoável dos números do rebanho para os próximos anos, e a pesquisa de inventário do USDA de 1º de janeiro esteve alinhada com a previsão de estoque de gado, sustentando a opinião de que a recomposição do rebanho será limitada – embora a previsão tenha sido inferior ao número divulgado pelo USDA. Do ponto de vista dos confinamentos, a estimativa da oferta de bezerros de engorda fora dos confinamentos em 1º de janeiro caiu 0,5% em relação ao ano anterior, sendo o menor número registrado desde 2000.

O abate comercial de gado em 2024 caiu 3% em relação ao ano anterior. Embora a redução no número de bovinos sustente os preços recordes que têm sido observados, o outro lado da equação é a demanda. Além disso, ao tratar apenas dos números do rebanho, é importante lembrar que, enquanto a indústria abate e processa gado, o que realmente é comercializado é a carne bovina. Em contraste com o abate de gado, a produção comercial de carne bovina em 2024 foi equivalente à de 2023.

Embora o mercado tenha enfraquecido sazonalmente no início de fevereiro, o desempenho do mercado foi robusto em janeiro, com os preços da carne bovina no atacado e os preços do gado atingindo níveis recordes. O valor composto do recorte do USDA, que representa o valor geral de mercado para carne bovina das categorias Prime, Choice, Select, Branded e Ungraded, teve uma média de US$ 7,21/kg desde o início de 2025, um aumento de 14% em relação às mesmas semanas de 2024 e 20% em relação a 2023. As primeiras cinco semanas de 2024 registraram uma média 5% maior que a de 2023.

Os preços do boi Choice nas primeiras cinco semanas de 2025 tiveram uma média de US$ 4,52/kg, registrando um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2024 e um aumento de 30% em relação a 2023.

O desempenho do mercado tem recompensado a demanda. Esse cenário é positivo e pode ser atribuído à melhoria significativa na qualidade e na consistência da carne bovina. Os consumidores americanos demonstram um novo apreço pela carne bovina. No entanto, considerando a perspectiva de um número reduzido de bovinos nos próximos 2 a 3 anos, a importância da demanda do consumidor será fundamental.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *