Um estudo da Cardiovascular Associates em Virginia Beach, nos Estados Unidos buscou avaliar se uma dieta com baixo índice de carboidratos e baseada em carnes, gorduras, verduras, legumes e água – ou tudo o que se comia no período paleolítico – poderia trazer algum benefício para a saúde cardiovascular. O estudo, que foi apresentado no congresso da Associação Americana de Cardiologia (AHA) em novembro, nos Estados Unidos, mostrou que os adultos entre 35 e 85 anos, não diabéticos, mas com um ou mais riscos cardiovasculares se beneficiaram da dieta.
O estudo acompanhou 79 obesos (79% eram mulheres) durante 60 dias. Exames para avaliar a saúde como um todo foram feitos antes de começar a dieta, como medir o peso, a pressão arterial, a resposta à glicose, hemoglobina glicada (exame que detecta as variações do nível de açúcar no sangue e indica se há diabetes) e exames de colesterol.
Cada participante teve de manter um diário alimentar e se reunir semanalmente com a equipe multidisciplinar que os acompanhavam. Os exames foram repetidos depois de 60 dias do estudo e avaliados pelos cientistas. E os resultados foram promissores: a média de perda de peso foi de cinco quilos, e os níveis de colesterol ruim tiveram uma queda muito boa. Além disso, a pressão arterial baixou, bem como o risco de desenvolver diabetes diminuiu.
Fonte: IG, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.