Mercados Futuros – 14/03/08
14 de março de 2008
Evolução das exportações brasileiras de carne bovina in natura
18 de março de 2008

Embargo já inflacionou preço da carne na UE

A inflação do preço da carne na União Européia (UE) foi de 3,7% desde o embargo às carnes brasileiras, porcentagem maior que a inflação de 3,3%, indicando o impacto negativo da medida no bloco. "Não há dúvida de que o alto preço das matérias-primas nos mercados mundiais, sobretudo petróleo e grãos, é o fator de maior impacto na inflação", disse a porta-voz da Comissão Européia de Assuntos Econômicos e Monetários, Amelia Torres.

A inflação do preço da carne na União Européia (UE) foi de 3,7% desde o embargo às carnes brasileiras, porcentagem maior que a inflação de 3,3%, indicando o impacto negativo da medida no bloco.

Fontes do setor calculam que a carne bovina nos 27 países do bloco europeu encareceu entre 10% e 30% no último mês, devido a fatores como o aumento mundial no preço de insumos agrícolas usados como ração de animais, mas também pela queda na oferta. O impacto já causou divisões na UE, com alguns setores de países prejudicados pelo bloqueio, entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Países Baixos.

“Muitos países eram contrários a suspender a importação de carne brasileira, mas o lobby dos produtores, no caso da Irlanda, geralmente é muito mais forte do que o dos importadores”, disse um diplomata brasileiro que acompanha o caso.

“Não há dúvida de que o alto preço das matérias-primas nos mercados mundiais, sobretudo petróleo e grãos, é o fator de maior impacto na inflação”, disse a porta-voz da Comissão Européia de Assuntos Econômicos e Monetários, Amelia Torres.

De acordo com a Associação Internacional de Comércio de Carne, alguns cortes nobres, como o filé mignon, ficaram até 75% mais caros nos açougues britânicos entre dezembro e fevereiro. “Como você pode imaginar, esse repentino aumento nos preços está causando grandes dificuldades para o nosso setor”, disse a secretária-geral da associação, Liz Murphy, em reportagem de Marcelo Ninio, da Folha de S.Paulo.

0 Comments

  1. Emilio Braga Soares disse:

    Já que eles não tem condições de produzir, que comam esse filezinho deles a pelo menos 1000%, que só assim a carne brasileira vai ter valor.

plugins premium WordPress