Minerva Foods lança nova edição do relatório de sustentabilidade
1 de dezembro de 2015
Mercado físico do boi gordo –30-11-2015
1 de dezembro de 2015

Embora rentável, ILPF enfrenta resistência no campo

De acordo com o pesquisador Roberto Giolo, da Embrapa Pecuária de Corte, ainda há resistência quanto à adoção da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), principalmente pelos pecuaristas. “É uma questão de cultura. Sabemos que é difícil para o produtor começar uma atividade totalmente diferente da que está acostumado (no caso, a agricultura ou silvicultura), da qual não tem domínio. Mas é um sistema comprovadamente eficiente e rentável, que exige, porém, bom gerenciamento da propriedade”, afirma Giolo.

Outro desafio para expansão das áreas com ILPF é a falta de extensionistas rurais.

De acordo com o pesquisador Ademir Zimmer, da mesma unidade da Embrapa, o sistema ILPF demonstra ter excelentes resultados. “É possível produzir uma arroba de carne bovina por R$ 60 no sistema de integração, enquanto no sistema extensivo o custo chega a R$ 120”, exemplifica. “Muitos produtores têm medo do novo, mas a pressão está vindo, tem muita área degradada e o pecuarista tem de mudar.”

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. celso de almeida gaudencio disse:

    No Sistema misto lavoura pasto quando planejada e conduzidas por mais de dois ciclos é mais vantajoso para lavoura do que para o pasto. Devido a isso a tendência do produtor é fixar na lavoura abandonando o pasto. Lavoura Pecuária é a Atividade e não o Sistema. O caminho mais curto para o melhoramento da pastagem é a adubação do solo.

plugins premium WordPress