Para conhecer as preferências e hábitos dos consumidores, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte estão aplicando questionário on line sobre o consumo de carne bovina, segundo informa reportagem de Rosangela Valente, publicada na Gazeta Mercantil. A proposta é levantar informações que complementem as ações já em andamento sobre a cadeia produtiva e orientem os próximos estudos.
De acordo com o pesquisador Fernando Paim Costa, o trabalho pela internet é inédito na unidade e foi escolhido pelo baixo custo de execução, prevendo a participação de grande número de consumidores. Ele acredita que os dados apurados no estudo serão úteis para todos os elos da cadeia da carne, inclusive o varejista.
O questionário deve permanecer no site da Embrapa (www.cnpgc.embrapa.br) por mais um mês, no mínimo, quando os pesquisadores vão inferir os dados e divulgar a análise, que será divulgada no mesmo endereço eletrônico.
Com a opção pelo meio eletrônico, Paim conta que o público alvo ficou restrito a pessoas com melhor poder aquisitivo ou escolaridade, o que será ponderado na avaliação da amostra. Ele acredita que será possível fazer a correlação do perfil do consumidor com os hábitos e características de determinados grupos. Para isso, foram elaboradas sete questões, como sexo, idade, escolaridade, naturalidade e local de residência, que indicam quem é o comprador.
Por Rosangela Valente, para Gazeta Mercantil