Com um lance de R$ 1,05 milhão, a empresa de melhoramento genético bovino Alta adquiriu durante leilão realizado na ExpoGenética, em Uberaba, 50% da matriz KATL 05, até então de propriedade exclusiva da Agropecuária Katispera. Com o arremate, o animal considerado “superprecoce” atingiu a valorização total de R$ 2,1 milhões.
Mãe de 14 touros em centrais em inseminação, seus filhos já renderam a venda de mais de meio milhão de doses de sêmen até hoje. Entre os criadores de nelore, a KATL 05 é reconhecida como “matriarca” da raça nelore, dada a expressividade da sua genética.
“A 05 é destaque absoluto na produção de machos. A progênie dela alia o que existe de mais moderno em genética da raça Nelore, tanto em termos de eficiência produtiva quanto reprodutiva, garantindo excelentes resultados”, comentou, em nota, o diretor da Alta Brasil, Heverardo Carvalho.
Segundo ele, a aquisição da KAYL 05 visa elevar o nível das doadoras do programa de produção de embriões Alta Embryo, focado no cruzamento de doadoras de alto valor genético com touros de referência. “Nós já temos animais de altíssimo nível, mas compramos outras fêmeas que completarão e, evidentemente, valorizarão ainda mais esse nosso rebanho. São animais realmente muito especiais”, destaca o executivo.
Fonte: Globo Rural.