Demanda pressiona arroba do boi
20 de março de 2001
Palestra grátis: Roberto Grecellé – A pecuária brasileira depois da Rio + 20
21 de março de 2001

Epidemia de febre aftosa completa um mês na Europa

O último balanço da epidemia de febre aftosa na Grã-Bretanha, anunciado pelo ministério britânico da Agricultura, identifica 394 focos, incluindo um na Irlanda do Norte. Quarenta e seis focos, uma cifra recorde, foram localizados há dois dias, início da quinta semana de epidemia. Pilhas de carcaças de animais abatidos foram destruídas para combater a doença. O número total de bovinos, ovelhas e porcos que já foram e ainda serão abatidos chega a 320 mil. Como medida preventiva, mais 300 mil animais aparentemente saudáveis deverão ser sacrificados nas áreas atingidas pela aftosa.

Na França, os produtores agrícolas que tiveram suas rendas afetadas pela doença terão auxílio do governo, que anunciou a liberação de 30 milhões de francos (US$ 4,1 milhões) para esse fim. No momento, foi detectado apenas um foco no país, em Mayenne (oeste), no dia 12 deste mês.

Os peritos europeus decidiram que o embargo será levantado no dia 28 de março, exceto os animais procedentes das duas regiões, se todas as análises de febre aftosa forem negativas. Na Grã-Bretanha, o embargo contra as exportações britânicas será mantido até o próximo dia 4 de abril, no mínimo, segundo a decisão adotada pelos veterinários europeus.

Na Holanda, maior país exportador de suínos da Europa, já foram iniciadas as investigações de casos suspeitos. Os resultados serão divulgados nesta sexta.

fonte: Gazeta Mercantil e Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress