Nasce clone de célula somática de vaca Nelore PO
9 de setembro de 2004
Foco no Amazonas não deve afetar mercado
13 de setembro de 2004

Estiagem castiga pastagens no Paraná

A estiagem de 51 dias que assola várias regiões do Paraná está dificultando a alimentação do gado. A falta de chuva prejudica o desenvolvimento das pastagens de inverno, que passam a oferecer menos nutrientes aos animais. ”Em situações críticas, o gado pode perder até um quilo por dia”, afirmou o pesquisador do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) em Paranavaí, Ênio Luiz Debarba.

Apesar de agosto ser tradicionalmente o mês mais seco do ano, em 2003 foram registrados 80 mililitros de precipitações no período, ante a ausência total de chuvas em agosto de 2004. ”A situação é preocupante”, destacou Debarba. Segundo ele, após a recuperação da umidade, são necessários pelo menos 60 dias para normalizar as condições do pasto.

O prejuízo é pago pelo produtor que, sem alternativas, tenta deslocar o gado para áreas com maior oferta de pasto ou acaba vendendo os animais abaixo do peso ideal, recebendo menos pelo produto. Enquanto a chuva não vem, a orientação do técnico é que os produtores ofereçam suplementação alimentar ao rebanho.

Mercado

Além do clima ruim para a pecuária, criadores enfrentam também o mercado desfavorável. Em plena entressafra, quando é natural que os preços subam, a arroba do boi gordo desvalorizou R$ 1 nas duas últimas semanas e está cotada a R$ 60 no norte do Estado. A informação é do consultor Paulo Molinari, da Safras e Mercados.

O motivo da baixa atípica é o excesso de oferta. Segundo ele, os pecuaristas brasileiros aumentaram o volume de gado confinado em 8% neste inverno porque apostavam em bons preços. Como a cotação não subiu e a relação de troca entre bois e bezerros está atrativa (atualmente um boi vale até 2,8 bezerros), os invernistas aproveitam o momento para se desfazer dos animais gordos e investir nos bezerros para engorda.

Fonte: Folha de Londrina/PR (por Carolina Avansini), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress