Goiás fortalecerá programa de inspeção de carne
23 de abril de 2001
Justiça decidirá sobre retorno da vacinação
25 de abril de 2001

EUA desenvolvem novo teste em alimentos para prevenir EBB

A ABC Research Corporation, laboratório norte-americano que realiza análises em alimentos, está fazendo um novo teste, desenvolvido pela Universidade do Estado de Colorado, para detectar quantidades mínimas de tecido do sistema nervoso central em carnes cruas ou cozidas. A presença desse tecido na carne pode estar associada à transmissão da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como “a doença da vaca louca”.

O teste faz uma análise de imunoabsorbância com o uso de enzimas (ELISA). Enquanto ainda não existe uma forma direta de verificar a presença do agente causador da EEB nos alimentos, o método de ELISA pode ser uma boa alternativa. “Apesar de não ser um teste direto de detecção da doença, é um indicador da presença de tecido nervoso no produto”, disse William Brown, presidente e fundador da ABC Research.

O ABC Research declarou que as companhias que usarem o teste estarão aptas a vender mais produtos para um mercado que está tornando-se cada vez mais preocupado com possíveis agentes contaminadores em carnes, especialmente de bovinos e suínos.

(Por Darcy Maulsby, para AgWeb)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress