Expointer deverá ter R$ 5 milhões de investimento
17 de junho de 2005
Brasil negocia exportações para China
21 de junho de 2005

EUA: nomes de produtos poderão ter informações nutricionais

O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (Food Safety and Inspection Service – FSIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou uma emenda final às regulamentações federais de inspeção de produtos de carnes vermelhas e de aves para permitir que informações relacionadas ao teor de nutrientes sejam acrescidas aos nomes dos produtos.

“Esta ação ajudará os consumidores a manter dietas saudáveis fornecendo informações detalhadas que eles podem usar quando vão fazer suas escolhas de produtos”, disse o USDA. A lei se tornará efetiva em primeiro de janeiro de 2008. Entretanto, os estabelecimentos podem adotar voluntariamente disposições da lei.

“Este novo regulamento estabelece uma definição geral e um padrão de identidade para produtos padronizados de carnes vermelhas e de aves que foram modificadas para que se tornem qualificados a usar uma declaração sobre o teor de nutrientes nos nomes de seus produtos”, disse o Instituto Americano de Carnes (American Meat Institute – AMI). “Uma declaração sobre o teor de nutrientes pode ser ‘livre de gordura’, ‘baixo teor de gordura’, ou ‘light’, em conjunto com os termos padronizados apropriados, por exemplo, ‘salsichão com baixo teor de gordura'”.

“Com o novo padrão, as modificações em produtos de carnes vermelhas e de aves que já têm padrões de identidade e composição, como salsicha suína fresca, carne bovina moída e presunto de peru, serão possíveis se esses produtos forem qualificados para a declaração do teor de nutrientes”.

De acordo com o FSIS, este regulamento ajudará o futuro desenvolvimento e disponibilidade de produtos substitutos padronizados com reduções de certos ingredientes relacionados a preocupações com a saúde com consumidor, como gordura, colesterol e sódio. Esta ação foi criada para ajudar os consumidores a manterem dietas saudáveis fornecendo informações detalhadas que eles podem usar quando fazem suas escolhas de alimentos.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress