Modelos climáticos modernos podem estar subestimando os riscos da seca durar uma década no sudoeste dos Estados Unidos, de acordo com uma nova pesquisa que sugere que a chance dessa seca prolongada ocorrer pode ser de pelo menos 80%.
As atuais projeções de modelos climáticos colocam o risco de uma seca de uma década de duração em menos de 50%, de acordo com pesquisadores da Universidade de Cornell e Universidade de Arizona. Ambos os modelos omitem certos dados observacionais de flutuações hidro-climáticas que podem fornecer uma visão mais completa do risco de seca prolongada.
Quando esses dados são incluídos, o risco de uma seca persistente pode ser maior que 90% em algumas áreas, disseram os autores do estudo. A probabilidade da seca durar mais de 35 anos é de 20% a 50% e o risco de uma mega-seca sem precedentes de 50 anos é de 5% a 10%.
Essa pesquisa será publicada no Journal of Climate, uma publicação da American Meteorological Society.
Fonte: MeatingPlace.com., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
1 Comment
Sinceramente não sei se a ciência realmente tem condições de previsões climáticas de longo prazo confiáveis. Teno sérias dúvidas. Ma se as previsões estiverem certas levarão a desestruturação completa na região afetada da atividade pecuária como atualmente praticada.