Os Estados Unidos decidiram na sexta-feira acompanhar a posição do Canadá e suspenderam temporariamente a importação de carne bovina brasileira. A medida é uma precaução contra a doença da vaca louca e sua variação humana. A decisão acontece menos de uma semana depois que a autoridade sanitária do país (Food and Drug Administration) pôs em quarentena uma pequena parte do Texas por violação das regras de controle sanitário.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos disse, no entanto, que não há evidências da doença no Brasil. Sua preocupação é que alguns produtos de carne bovina brasileira possam ter tido contato com carne da Europa, que está sofrendo com o surto da vaca louca, doença que afeta as funções neurológicas e pode contaminar o ser humano.
Medida temporária
“Esta decisão é uma medida temporária, dependente da divulgação de dados solicitados para garantir que não há de fato riscos de contaminação desse tipo de encefalopatia (BSE)”, informou o departamento em nota oficial. Medidas mais drásticas poderão ser adotadas, se necessário, para manter a doença fora dos Estados Unidos, que nunca teve um caso registrado.
Acredita-se que a BSE, mais conhecida no mundo como a doença da vaca louca, se espalhou da Inglaterra para outros países, depois que ossos, coluna vertebral e outros restos de gado infectado foram usados na alimentação de animais caseiros. Cerca de 90 pessoas na Inglaterra, França e Irlanda já morreram ou foram diagnosticadas como portadoras da versão humana da doença.
O Canadá é o maior exportador de carne bovina e de vitela para os Estados Unidos, com 345.069 toneladas, em 1999, de acordo com o Departamento de Agricultura. No mesmo ano, o Brasil exportou para o mercado americano 50.376 toneladas. O governo brasileiro disse que as exportações de carne do Brasil para os Estados Unidos geraram em torno de US$ 82,5 milhões anuais, ao passo que as exportações para o Canadá somaram US$ 5,5 milhões.
Segundo produtores americanos, o Brasil vem sendo lento na apresentação de documentação que apresente os controles adotados para afastar a vaca louca do País.
fonte: Paraná Online