Palestra grátis: Luís Adriano – Como a CFM busca agregar valor em seus abates
13 de março de 2001
Aftosa pode se alastrar por mais países
15 de março de 2001

EUA vetam carne da EU

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou ontem que estão suspensas, temporariamente, a importação de animais e produtos de origem animal dos países da União Européia.

Segundo o USDA, a decisão foi tomada em virtude da descoberta do primeiro caso de febre aftosa na França. Em 21 de fevereiro, o órgão havia tomado ação semelhante envolvendo o Reino Unido e a Irlanda do Norte.

Com a medida, parte de um programa maior de prevenção contra a doença, os Estados Unidos tentam evitar a contaminação do rebanho do país, livre da aftosa desde 1929. Um grupo de quarenta especialistas foi enviado à Europa para acompanhar e avaliar as medidas sanitárias que estão sendo tomadas pelos países da região.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos intensificaram as medidas de prevenção contra a aftosa. Turistas ficaram proibidos de transportar produtos de origem animal que possam “levar” a doença e os portos aumentaram a fiscalização sobre produtos e pessoas. O Canadá também suspendeu as compras da UE.

fonte: Valor Online

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress