Veterinários: a excelência do MAPA
9 de novembro de 2005
Paraná espera o fim das restrições à carne
11 de novembro de 2005

Exames revelam que não há aftosa no Paraná

O Lanagro (Laboratório Nacional de Apoio Agropecuário), de Belém do Pará, anunciou no final da tarde de ontem que as suspeitas de febre aftosa no Paraná não se confirmaram. Depois de provas e contraprovas, todos os exames de materiais das quatro propriedades onde havia animais suspeitos deram negativo. O laudo com o resultado final foi enviado ontem à tarde à Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

Desde a semana passada, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, vinha fazendo declarações de que o Paraná poderia estar livre do vírus da aftosa. Anteontem, ele voltou ao tema dizendo que talvez tenha sido “precipitada” a atitude do Brasil em relação às suspeitas no estado.

O Lanagro teve muitos problemas com o material coletado dos animais e enviado pelos técnicos sanitários do governo do Paraná. As coletas chegaram a ser refeitas. Em nenhum desses materiais foi possível isolar o vírus da aftosa, o que, pelas provas e contraprovas, significa ausência da contaminação.

O presidente da Abiec, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, que ontem pela manhã já informava ter conhecimento da ausência de focos de aftosa no Paraná, disse que, agora, o governo precisa pedir a “reabertura” dos mercados fechados.

Fonte: Paraná On line, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress