Cai consumo de carne bovina na Argentina para 55,2 quilos per capita
14 de dezembro de 2016
Carne bovina orgânica Korin está disponível na rede Enxuto em Campinas
14 de dezembro de 2016

Exportações de carne bovina da Austrália desaceleram

Apesar da queda significativa com relação aos enormes volumes exportados em 2015, as exportações de carne bovina da Austrália para o ano até novembro foram a quarta maior já registrada, em 928.754 toneladas.

A menor produção de carne bovina da Austrália devido à liquidação do rebanho é a principal causa da queda nas exportações, mas as diferentes dinâmicas em cada país resultou em um impacto variado em diferentes graus.

A produção de carne bovina aumentou de forma significativa nos Estados Unidos durante 2016 e, consequentemente, o mercado caiu do maior destino da Austrália no ano passado para o segundo menor nesse ano.

Ao mesmo tempo, a presença da carne bovina americana globalmente aumentou, com as exportações dos Estados Unidos crescendo em 9% até setembro, para 578.000 toneladas. Houve um foco particularmente forte no Japão e na Coreia, onde as exportações dos Estados Unidos aumentaram em 15% e 31% com relação ao ano anterior, respectivamente. Em contraste, os envios australianos ao Japão até novembro caíram em 8%, mas a Austrália mantém a maior participação no mercado japonês, com 54%, enquanto os Estados Unidos têm 38%. Com os menores volumes exportados aos Estados Unidos, o Japão voltou a ser o maior destino da carne australiana.

A Coreia, por outro lado, continuou importando volumes maiores de carne bovina australiana no ano – apesar das restrições das tarifas de proteção. Os volumes até novembro aumentaram em 9% com relação ao ano anterior e em 29% com relação à média dos últimos 10 anos, para 162.663 toneladas, e deverão ser recordes pelo segundo ano consecutivo.

As vendas ao Oriente Médio quase caíram pela metade com a menos um mês faltando no ano, para 28.605 toneladas – com volumes para Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos declinando em uma proporção similar. A presença da carne brasileira cresceu imensamente na região, enquanto, ao mesmo tempo, os menores preços do petróleo e o menor turismo impactaram nas importações de carne bovina.

As exportações de carne bovina australiana até novembro para a China caíram em 36%, para 85.522 toneladas, embora ainda seja o dobro da média dos últimos 10 anos. As exportações para a Indonésia cresceram para recordes de 57.065 toneladas, aumentando em 51% com relação ao ano anterior. Para Taiwan, as vendas aumentaram em 6% com relação ao ano anterior, embora permanecendo 2% menor do que a média dos últimos dez anos.

Em 2017 é provável que as exportações de carne bovina australiana continuem baixas, à medida que o país se recupera de uma das maiores liquidações do rebanho da história recente.

captura-de-tela-2016-12-13-as-14-00-54

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress