Empresários brasileiros começam a defender a adoção de retaliações do Brasil ao Canadá. A postura tomou corpo em seminário sobre Integração Empresarial da América do Sul realizado, ontem, no Rio, pela Câmara de Comércio Americana, segundo informa reportagem de Lívia Ferrari, publicada hoje na Gazeta Mercantil.
O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedicto Moreira Fonseca, defendeu a necessidade de “reação enérgica” do governo brasileiro e recomendou o boicote a produtos canadenses importados pelo Brasil, entre eles trigo e cloreto de potássio, que figuram entre os principais itens da pauta.
Segundo Fonseca, a AEB vem recebendo queixas generalizadas de setores exportadores já prejudicados pelo atrito comercial entre Brasil e Canadá. “O boicote canadense à carne bovina brasileira já fez estragos à imagem do produto brasileiro em terceiros mercados. Além disso, empresas canadenses que importam produtos do Brasil já estão retraindo negócios diante das ameaças do Canadá de adotar retaliações contra o País”, disse o presidente da AEB.
Por Lívia Ferrari, para Gazeta Mercantil, 09/02/01