Preço do boi gordo apresenta tendência de baixa
16 de julho de 2001
Brasil ingressa no setor de irradiação de alimentos
18 de julho de 2001

Farsul discute plano alternativo para comercialização de genética

Foram apresentados ontem, durante a primeira reunião de interiorização da Comissão de Pecuária de Corte da Farsul, ocorrida em Santana do Livramento (RS), pontos do programa denominado de Plano B – em fase de desenvolvimento – que consiste em uma alternativa de comercialização para o mercado interno de 18 mil reprodutores no Rio Grande do Sul, caso sejam mantidas as barreiras sanitárias que impedem o escoamento de animais gaúchos para outros estados.

Segundo Carlos Sperotto, presidente da Farsul, o objetivo é disponibilizar em todas feiras e exposições do Estado animais com qualidade comprovada a partir de inspeção regular, melhorando a qualidade genética do rebanho. “Os animais passariam por um exame de aptidão e nós fugiríamos do índice atual de 18,72 % de animais inaptos no RS.” Na sua avaliação, um aporte de R$ 40 milhões dos governos federal e estadual seria o suficiente para viabilizar o projeto.

Para Sperotto, o programa é viável mesmo que o RS atinja as metas exigidas para a abertura dos corredores sanitários. “Queremos trabalhar com a possibilidade de um Plano A, que é o de abrir as fronteiras inclusive para a Expointer 2001. A busca de financiamento será providenciada se a questão do escoamento não for solucionada até o mês de outubro. Mas os corredores não são essenciais. São decorrência da melhoria do status sanitário do gado.”

fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress