O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação do Rio Grande do Sul, João Carrete, informou ontem que o frigorífico General Meat Food, instalado em Santana do Livramento, vai demitir os seus 523 funcionários nesta sexta. O anúncio foi feito pelo departamento jurídico e pelo chefe do departamento pessoal da empresa, Nelson Gomes.
O General Meat Food, um dos maiores frigoríficos do Estado, enfrenta grave crise financeira desde o ano passado. Deve aos funcionários três meses de salários, e as férias e o FGTS não foram pagos nos últimos dois anos. Segundo o sindicato, a dívida com folha de pagamento e indenizações chega a R$ 400 mil. Com os 40% de multa rescisória do FGTS, o débito deve superar R$ 1 milhão.
Na próxima quarta, o General Meat Food participará de uma reunião na Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre, para solicitar auxílio financeiro do governo gaúcho. Devem estar presentes representantes do Sindicato de Alimentação, do Ministério da Agricultura, das secretarias da Agricultura e do Trabalho, do Banco do Brasil e da prefeitura de Livramento, além da senadora Emília Fernandes (PT).
fonte: Zero Hora (por Luís Eduardo do Amaral), adaptado por Equipe BeefPoint