A busca por uma maior agregação de valor aos produtos de origem animal e carne de alta qualidade estão cada dia mais presentes, embora ainda seja um caminho difícil, mas perfeitamente possível. O tema do próximo Workshop BeefPoint será Marcas de Carne e acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, em São Paulo.
Da mesma forma, o Workshop BeefPoint Marcas de Carne, será um evento no qual iremos reunir quem há anos trabalha com esse nicho de mercado. Vamos conhecer os inovadores em nosso setor que têm trabalhado para produzir um produto com valor agregado e que seja bem aceito pela maioria dos consumidores. Serão apresentados estudos de caso, troca de experiências e conhecimento, em um ambiente de conversa e debate. Será um encontro de discussões em alto nível, para conhecer quem tem feito um excelente trabalho no Brasil.
Para conhecer melhor os palestrantes do Workshop BeefPoint Marcas de Carne, preparamos uma série de entrevistas com cada um deles. Além dos palestrantes, vamos conhecer também o trabalho de profissionais que trabalham com carnes de marca, donos de casa de carnes e restaurantes que trabalham com carne de qualidade e que são referência no país.
Confira a entrevista com Gilson Barreto Hoffmann, médico veterinário, técnico da raça Devon e atualmente, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon.
Devon é uma das raças britânicas mais antigas e tem como característica a produção de carne de boa qualidade, e pela sua alta rusticidade, adapta-se facilmente em qualquer região e diferentes climas onde é criado. Atualmente, estamos buscando a consolidação da marca da carne Devon, através de parcerias com indústrias, consumidores e restaurantes especializados em cortes especiais.
BeefPoint: Atualmente, quais os maiores desafios para consolidar uma marca de carne?
Gilson Barreto: Nosso maior desafio, é congregar todos os nossos criadores em torno de um único objetivo:
Consolidar a marca de carne Devon, através de um incremento na produção de animais da raça, produzindo carne de excelente qualidade para mercados mais exigentes e agregando valor para melhorar a rentabilidade do nosso criador.
BeefPoint: O que precisa evoluir no setor para que aumente a produção de carne com qualidade?
Gilson Barreto: Precisamos introduzir genética de qualidade no nosso rebanho, através do cruzamento industrial, utilizando sêmen de animais de alto padrão zootécnico, principalmente nas regiões de maior produção de bovinos de corte, como no Brasil Central e região norte do país.
BeefPoint: Quais ações você tem feito para fidelizar o cliente que está buscando carne bovina com marca?
Gilson Barreto: Promovemos neste ano, o 1º Simpósio Brasileiro da Carne Devon, onde tivemos diversos palestrantes, os quais apresentaram diversos trabalhos de pesquisa, sobre as características e qualidades da carne Devon, além de instruções sobre o preparo e cortes especiais.
Também participamos da Semana da Carne Devon na rede de restaurantes Pobre Juan, onde durante uma semana, foi servido um cardápio com cortes especiais de carne Devon.
BeefPoint: O que deveria ser feito para melhorar o marketing da carne no Brasil?
Gilson Barreto: Na minha opinião, deveríamos mostrar mais que o Brasil, assim como nossos vizinhos Uruguai e Argentina, também produz carne de raças britânicas, que sem dúvida são as melhores do mundo. Também deveríamos seguir o exemplo do restaurante Pobre Juan, especializado em carnes de excelente qualidade e cortes especiais, oportunizando a oferta de um produto diferenciado, para uma clientela mais exigente.
BeefPoint: Em sua opinião qual é o país referência na produção de carne com qualidade? O que ele tem feito de diferente?
Gilson Barreto: A Inglaterra é um país que admiro muito na produção de carne de qualidade e atualmente os produtores de bovinos de corte daquele país, estão se especializando para industrializar o seu próprio produto, através da instalação de salas de corte nas propriedades, onde o próprio produtor comercializa o seu produto, agregando um maior valor e consequentemente maior renda para sua propriedade.
BeefPoint: Quais são marcas de carne no Brasil hoje que você considera referência?
Gilson Barreto: A carne Swift Black é hoje uma marca de alta qualidade e com capacidade de atender a demanda, pois congrega todas as raças britânicas, tendo um maior volume de oferta.
BeefPoint: Em sua opinião, qual setor serve de referência para a pecuária no que diz respeito a marketing e por quê?
Gilson Barreto: Hoje o setor de comunicação através da internet é o que atinge mais rapidamente e com mais eficiência o marketing para a nossa pecuária. Da mesma forma, o site do Beefpoint é uma grande ferramenta para alavancar o marketing da pecuária no Brasil. A revista DBO, também é referência.
BeefPoint: Qual exemplo de profissional dessa área você mais admira?
Gilson Barreto: Para mim, o profissional referência na pecuária de corte é o ex-ministro Luis Fernando Cirne Lima, o qual além de criador da Embrapa, também foi um grande técnico na área de Zootecnia, contribuindo muito para o melhoramento genético da bovinocultura de corte de nosso país.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Gilson Barreto: Realizamos o 1º Simpósio da Carne Devon no Brasil, participamos pela primeira vez da Feicorte, com 7 cabanhas expondo animais Devon, e também realizamos a convenção Brasileira de Criadores de Devon, juntamente com o primeiro leilão virtual da raça. Todos estes eventos, trouxeram um grande resultado para a raça, notadamente pelo aumento do interesse e demanda por animais.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?
Gilson Barreto: Em 2014, pretendemos concentrar nossos esforços, no fortalecimento da marca Devon, através de parcerias e de uma maior divulgação nos meios de comunicação, ressaltando a excelência e alta qualidade da carne Devon.
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para aqueles que desejam criar e consolidar uma marca de carne em nosso país?
Gilson Barreto: Crie Devon e cruze com Devon, esta é uma das melhores opções para quem quer produzir carne de qualidade em qualquer região do nosso país.
Participe do Workshop Marcas de Carne – 20 e 21 de novembro de 2013