Atacado – 18-11-13
19 de novembro de 2013
Gilson Barreto Hoffmann: congregar todos os nossos criadores em torno de um único objetivo – consolidar a marca Devon [Workshop BeefPoint Marcas de Carne]
19 de novembro de 2013

O alimento é a maior rede social do mundo – Thomas Eckschmidt (PariPassu)

O BeefPoint realizará nos dias 10 e 11 de dezembro, o BeefSummit Brasil, que reunirá na cidade de Ribeirão Preto – SP o melhor da pecuária brasileira em um só evento.

O BeefSummit Brasil terá 14 palestras, sendo 3 internacionais.

No primeiro dia, 10 de dezembro, será entregue o Prêmio BeefPoint Brasil, um prêmio criado pelo BeefPoint para homenagear quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Para conhecer melhor os palestrantes e os temas de suas palestras, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com os palestrantes do BeefSummit Brasil.

Confira abaixo a primeira entrevista, feita com Thomas Eckschmidt, sócio fundador da PariPassu.

Thomas Eckschmidt

Thomas Eckschmidt é ex-produtor rural (pecuária de leite) e engenheiro civil. Possui MBA Executivo em Finanças e depois de quase 10 anos de trabalho internacional, voltou ao Brasil para fundar a PariPassu, com mais 3 sócios.

O trabalho realizado na PariPassu teve início por meio do desenvolvimento de um sistema de rastreamento de alimentos. Hoje, com o que já foi desenvolvido, a PariPassu possui uma plataforma que permite levar ao consumidor informações da origem do alimento, caminho percorrido, manejo e processo produtivo ao qual o alimento foi submetido.

Em resposta à esses controles, é possível compartilhar informações de qualidade com os elos da cadeia produtiva e assim diminuir desperdícios e aumentar a produtividade.

Assim, surgiu o slogan atual da PariPassu: “Soluções Colaborativas, Resultados Coletivos”.

BeefPoint: Qual o tema de sua palestra no BeefSummit Brasil? Quais os principais pontos da sua palestra?

Thomas Eckschmidt: O tema da palestra será o Capitalismo Consciente. A palestra será uma discussão do impacto do capitalismo no mundo e o desvio do seu propósito original. Quero mostrar como a retomada dessa consciência pelo propósito original do Capitalismo pode elevar a sociedade e prepará-la para os nossos desafios que estão por vir, sendo eles:

  • A segurança do alimento.
  • Garantir quantidade suficiente para não morrermos de fome.
  • Assegurar qualidade adequada para que o que comemos não nos mate.
  • Controlar o impacto, para assegurar que nossa capacidade de produção de alimentos no futuro seja igual ou melhor do que temos hoje.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte no Brasil hoje?

Thomas Eckschmidt: Eu acredito que nosso maior desafio na pecuária é a forma isolada de trabalho do setor, causando grandes perdas de valor para a sociedade e meio ambiente, impactando diretamente na produtividade e no valor do produto.

BeefPoint: Como podemos agregar valor à carne brasileira de forma diferente e especial em outros países?

Thomas Eckschmidt: O nosso desafio é trabalhar em conjunto, para tirar o maior resultado do mesmo recurso e entender o desempenho do nosso produto através da cadeia produtiva até chegar no consumidor.

Isso significa correlacionar rendimento de carcaça com manejo, raça e idade. Qualidade da carne com as diferentes variáveis, ao qual o produto fica sujeito ao longo da cadeia produtiva e assim assegurar qualidade, consistência e variedade para o consumidor.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Thomas Eckschmidt: O problema de envolvimento dos jovens não é problema exclusivo da pecuária, o mesmo passa com a agricultura.

Esse é um problema de valores e também de atrativo. O trabalho rural perdeu o glamour que tinha em outras épocas. Não estamos conseguindo nos apoderar do mundo digital, tablets e outras ferramentas disponíveis, como os outros setores fazem para tornar a atividade rural interessante e atraente novamente.

O alimento é a maior rede social do mundo (maior que o Facebook) e mesmo assim não estamos tirando proveito disso.

BeefPoint: Atualmente, quais os maiores desafios com gestão de pessoas na pecuária?

Thomas Eckschmidt: Definitivamente, este é o maior desafio em muitas áreas. A necessidade de gratificação instantânea que uma mensagem no Facebook ou no Instagram gera com comentários dos amigos conflita com os ciclos de produção agropecuária que são de meses e até anos.

O desafio de manter uma pessoa conectada em uma atividade que tem um grande tempo de realização somente será vencido com uso de tecnologia.

BeefPoint: O que precisa ser inovado na pecuária de corte atual?

Thomas Eckschmidt: Tecnologia de comunicação e compartilhamento, para aprendermos mais rápido as tentativas, erros e acertos de nossos pares e crescer juntos.

BeefPoint: Em sua opinião, qual país tem se destacado na pecuária, por quê? O que o Brasil precisa aprender com esses países?

Thomas Eckschmidt: O Brasil tem se destacado muito nesta área e muitas vezes pelas notícias negativas. Não somos bons de marketing, pois não é a nossa característica.

Precisamos usar das ferramentas de marketing e internet para contar a nossa história primeiro, antes que outros contem o que lhes convém.

Isso tem grande consequência para nossa atividade. Precisamos contar histórias que engajem os consumidores e não apenas reagir ao que acontece.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Thomas Eckschmidt: Hoje temos muita gente boa fazendo muita coisa boa, mas isso está sendo ofuscado pelos casos ruins descobertos pela mídia.

Uma história ruim vende mais que uma história boa. Precisamos contar mais o que está sendo realizado, precisamos qualificar, aparecer e comunicar.

A origem do alimento tem um papel fundamental e precisamos voltar, para estar junto das conversas sobre alimentos.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Thomas Eckschmidt: 2013 foi um grande ano para a PariPassu na área de proteína animal, onde conseguimos alcançar clientes importantes para mostrar o impacto e benefício de se trabalhar em rede através da solução de rastreabilidade.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Thomas Eckschmidt: Estamos crescendo muito na área de proteína animal e esta é uma área de foco para o nosso desenvolvimento e crescimento.

Seguramente, nosso objetivo está em criar ferramentas que permitam mais eficiência na produção, para criar atrativos no setor.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Thomas Eckschmidt: Precisamos olhar casos de sucesso, como o Facebook, e criar a nossa própria tecnologia, rede de compartilhamento de ideias, práticas e resultados, para transformar nossa atividade, atrair talentos e criar valor para todos os participantes desta cadeia.

BeefPoint: O que você mais gostaria de aprender no BeefSummit Brasil?

Thomas Eckschmidt: Eu gostaria de ouvir e aprender ideias que pudessem trazer o glamour e a paixão de volta para a produção agropecuária.

Data: 10 e 11 de Dezembro de 2013
Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto (CCRP)
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999
Cidade: Ribeirão Preto – SP
Site do evento

Clique abaixo e inscreva-se para o BeefSummit Brasil:

CAMPANHA BEEFSUMMIT - v2_ANUNCIO 21X28CM

1 Comment

  1. Fernando Alonso disse:

    Excelente tema, gostaria de saber mais pois perdi a palestra

plugins premium WordPress