Para evitar seu fechamento e a demissão dos seus 523 funcionários, o frigorífico General Meat Food, instalado em Santana do Livramento (RS), estuda a proposta feita pelo governo do Estado para tornar-se prestador de serviços. O projeto será apresentado nesta quarta-feira, pelo secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, aos representantes dos frigoríficos gaúchos.
A idéia é formar um consórcio de diversas empresas do setor, com o General Meat Food, para utilizar a planta como forma alternativa de comercialização de carne industrializada. Outra possibilidade será o arrendamento da unidade industrial para um único frigorífico. O diretor do Meat Food, Carlos Kerber, comprometeu-se a não demitir funcionários até quarta-feira. Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores de Santana do Livramento foi comunicado de que todos os funcionários do frigorífico seriam demitidos até sexta-feira, decisão que foi adiada dois dias antes.
“Como o Rio Grande do Sul está impedido de vender carne com osso para outros estados e de exportar o produto ‘in natura’, uma boa opção seria destinar parte da produção para o processamento de carne enlatada”, afirma Hoffmann. A planta do General Meat Food é a maior do Estado, com capacidade para processar 100 toneladas/dia e abater diariamente mil bois.
fonte: Gazeta Mercantil (por Luciana Moglia), adaptado por Equipe BeefPoint