O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na quinta-feira da semana passada (4/abril), a extensão do programa Qualidade Desde a Origem (QDO) a 100% da cadeia de carne bovina. De acordo com José Roberto Tambasco, presidente do varejo alimentar do GPA, afirma-se um avanço na consolidação de uma cadeia de valor sustentável, que inclui desde o micro fornecedor até grandes empresas.
O QDO estabelece pontos críticos de controle ao longo da cadeia de suprimento, do produtor ao cliente final, e tem como objetivo garantir padrões socioambientais eficientes e valor aos consumidores. Para Paulo Gualtieri, VP comercial e supply chain, essa ação demonstra um processo de cooperação entre varejo e indústria, visando alternativas para melhorar a prestação de serviços ao consumidor.
Por meio de indicadores que controlam o padrão de qualidade do fornecedor, o GPA consegue monitorar o produto desde a planta do fornecedor até as lojas das redes Extra e Pão de Açúcar. O QDO utiliza a rastreabilidade e o controle de pontos críticos relacionados a qualidade, como oportunidade para prevenir e melhorar o produto final.
O programa mapeia em uma plataforma online (Controle de Desempenho de Fornecedores de Carnes), as etapas de produção, permitindo ao fornecedor acompanhar o seu desempenho em todos os quesitos de qualidade definidos pelo Grupo: auditoria, inspeção de qualidade no recebimento do produto, monitoramento de resíduos e análises microbiológicas e índice de maciez.
O Programa Qualidade Desde a Origem, lançado em 2008, incluiu o setor de frutas, legumes, verduras e agora se estende a 100% das carnes bovinas, totalizando mais de 615 lojas.
O cronograma evolutivo prevê a cobertura total, em todos os pontos de venda GPA, até jun/13. De maneira abrangente, o programa integra todas as partes que compõem o setor agropecuário: o produtor rural, os órgãos regulatórios, como o Ministério da Agricultura e da Saúde, o Ministério Público e os clientes do GPA.
O anúncio foi realizado durante evento em São Paulo/SP na presença de autoridades e os principais frigoríficos fornecedores do GPA, como JBS, Marfrig, Barra Mansa e Vale Grande.
Fonte: Grupo Pão de Açúcar, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.