A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul pretende adquirir, amanhã, 15 receptores de sinais de satélites (GPS-12), que serão utilizados na prevenção ao contrabando na fronteira com Paraguai e Bolívia. A agência pretende detectar qualquer sinal de trânsito informal de animais na fronteira – que oferece riscos de introduzir a febre aftosa no Estado. O receptor consegue distinguir bem as imagens, com margem de erro de 15 a 20 metros de distância.
O órgão também faz licitação para a compra de 150 mil doses de vacinas antiaftosa, que serão aplicadas pelos técnicos da agência nos animais de assentamentos rurais, aldeias indígenas e periferias de cidades onde estão as pequenas propriedades. O preço das vacinas varia de R$ 0,65 a R$ 0,70.
A campanha contra a febre aftosa estará em vigor no Estado durante todo o mês de maio para os bovinos com até 24 meses. Nove milhões de animais devem ser vacinados neste período, segundo a avaliação de Silva. A agência estima que existem hoje em Mato Grosso do Sul cerca de 23 milhões de cabeças bovinas, o que representa pelo menos 15% do rebanho nacional. Este número é superior ao rebanho do Uruguai e do Paraguai juntos.
(Por Paula Pimenta, para Gazeta Mercantil, 24/04/01)