Goiás fortalecerá programa de inspeção de carne
23 de abril de 2001
Justiça decidirá sobre retorno da vacinação
25 de abril de 2001

GPS vigiará contrabando no Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul pretende adquirir, amanhã, 15 receptores de sinais de satélites (GPS-12), que serão utilizados na prevenção ao contrabando na fronteira com Paraguai e Bolívia. A agência pretende detectar qualquer sinal de trânsito informal de animais na fronteira – que oferece riscos de introduzir a febre aftosa no Estado. O receptor consegue distinguir bem as imagens, com margem de erro de 15 a 20 metros de distância.

O órgão também faz licitação para a compra de 150 mil doses de vacinas antiaftosa, que serão aplicadas pelos técnicos da agência nos animais de assentamentos rurais, aldeias indígenas e periferias de cidades onde estão as pequenas propriedades. O preço das vacinas varia de R$ 0,65 a R$ 0,70.

A campanha contra a febre aftosa estará em vigor no Estado durante todo o mês de maio para os bovinos com até 24 meses. Nove milhões de animais devem ser vacinados neste período, segundo a avaliação de Silva. A agência estima que existem hoje em Mato Grosso do Sul cerca de 23 milhões de cabeças bovinas, o que representa pelo menos 15% do rebanho nacional. Este número é superior ao rebanho do Uruguai e do Paraguai juntos.

(Por Paula Pimenta, para Gazeta Mercantil, 24/04/01)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress