Canadá pode suspender embargo de carne da UE em 15 dias
15 de março de 2001
Aeroporto faz controle contra aftosa
19 de março de 2001

Grã-Bretanha intensifica sacrifício de animais

O ministro da Agricultura da Grã-Bretanha, Nick Brown, anunciou ontem um plano para intensificar o abate sanitário de animais nas áreas mais afetadas pela febre aftosa. Segundo uma fonte ligada ao ministério, o vírus se espalhou por 237 fazendas e há 205 mil animais condenados a morrer. Cerca de 75% já foram abatidos.

No Norte da Inglaterra e no Sul na Escócia, a doença está concentrada nos rebanhos de ovelhas e pode se espalhar rapidamente. Nessas áreas, os veterinários do governo irão abater o mais rápido possível todos os animais infectados e os distantes em até três quilômetros de onde foram confirmados casos da doença, de acordo com Brown.

Em Devon, serão intensificadas as patrulhas em todas as fazendas distantes em até três quilômetros dos focos.

Segundo o comunicado do ministro, qualquer rebanho de ovelhas que recebeu animais provenientes dos mercados de Welshpool, Northampton ou Longtown em determinadas datas será destruído.

O movimento de animais vivos foi banido no país em 23 de fevereiro, como forma de interromper o alastramento da doença. Por conta desta restrição, muitos animais encontram-se pastando ainda nos campos que passaram o inverno.

“O princípio geral será que os animais poderão ser transportados dentro da área controlada, ou dentro das áreas livres da doença ou ainda naquelas onde o risco é alto, mas de nenhuma outra forma”, afirmou Brown. Os criadores poderão retirar as licenças para o transporte dos animais durante o final de semana.

O ministro inglês, disse anteontem, em depoimento no parlamento, que dificilmente o país voltará a ser um grande produtor de carnes.

fonte: Valor Online

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress