A Austrália produziu quase 150.000 toneladas de carne bovina peso carcaça em janeiro, 18% a menos que no ano anterior e bem menos do que o volume médio mensal para 2015, de 209.000 toneladas, de acordo com dados do Australian Bureau of Statistics.
De acordo com as projeções recentes, o declínio na produção foi em parte mitigado por um aumento nos pesos das carcaças. Com grandes números de bovinos em engorda no final de 2015 e uma melhora nas condições sazonais em partes da Austrália, os pesos médios das carcaças aumentaram em 5% com relação ao ano anterior, para quase 288 kg. Os pesos das carcaças de adultos alcançaram um pico em outubro de 2011, de 282 kg.
A porção de fêmeas abatidas também declinou – de 49% em janeiro passado para 46% nesse ano -, indicando que alguns produtores estão buscando reconstruir e as fêmeas estão se tornando cada vez mais escassas. Esse também pode ser um fator de contribuição para os pesos médios das carcaças estarem ficando mais pesados nesse mês de janeiro.
Dado o declínio significante nos estoques de animais e a projetada construção do rebanho nos próximos anos, a porção de fêmeas para abate pode novamente declinar para 38% ou menos registrado em outubro de 2011 em algum momento desse ano. Além disso, os pesos médios das carcaças de fêmeas em janeiro aumentaram em 7% com relação ao ano anterior (comparado com os machos, que aumentaram em 2%), refletindo a maior demanda para reabastecimento de vacas e novilhas.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.