Segundo informa a Gazeta Mercantil, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, disse ontem durante o balanço da Ceasa/RS, que tem notícia da morte de seis bovinos na região de Entre Rios, na Argentina, devido à febre aftosa. Segundo Hoffmann, o presidente da Sociedade Rural da Argentina também havia informado sobre a existência de um rebanho contaminado com o vírus da doença em Corrientes.
Com isso, o secretário pede que o Ministério da Agricultura tome providências, entre elas, o fechamento da fronteira com a Argentina. “O Ministério da Agricultura do Uruguai já fechou a fronteira com a Argentina e nós devemos fazer o mesmo”, salientou.
A Secretaria da Agricultura já instalou oito barreiras na fronteira. Elas começam a funcionar hoje, para desinfectar e fiscalizar os veículos provenientes da Argentina. A maior preocupação de Hoffmann é em relação aos pontos onde a passagem de um país para o outro é feita de forma ilegal e por onde passa a carne contrabandeada.
fonte: Gazeta Mercantil