Mercado Físico da Vaca – 10/01/11
10 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 11/01/11
12 de janeiro de 2011

Imazon divulga relatório sobre risco de desmatamento

Boletim de Risco de Desmatamento do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) aponta que Mato Grosso tem a segunda maior área de florestas sob risco de desmatamento do país entre agosto de 2010 e julho de 2011, com 13%. A maior parte está no Pará, com 67%.

Boletim de Risco de Desmatamento do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) aponta que Mato Grosso tem a segunda maior área de florestas sob risco de desmatamento do país entre agosto de 2010 e julho de 2011, com 13%. A maior parte está no Pará, com 67%. Levando em conta uma taxa anual de desmatamento de 7,5 mil quilômetros quadrados no período, a estimativa é que uma área de floresta de 3,7 mil quilômetros esteja sob risco de desmatamento.

O relatório do Imazon estima o desmatamento com base na distribuição espacial do desmatamento passado e fatores que contribuem para a derrubada de florestas, como proximidade de estradas e rios navegáveis, custo de transporte de madeira, topografia, elevação de terreno, declividade e unidades de conservação.

De acordo com o boletim, as áreas com mais probabilidade de desmatamento concentram-se principalmente ao longo BR-163, rodovia que liga Cuiabá a Santarém (PA), BR-230 (rodovia Transamazônica e região da Terra do Meio/PA). Outras regiões ficam no noroeste de Mato Grosso, sudeste do Acre e norte de Rondônia.

O risco de desmatamento é maior em áreas privadas ou ocupadas, com 59% da área total sob perigo de desmatamento. Os assentamentos de reforma agrária concentraram 25% da área de risco, as unidades de conservação federais e estaduais têm 12% e as terras indígenas, 4%.

Em relação aos municípios classificados com risco alto de desmatamento, a maior parte deles está no Pará (São Félix do Xingu, Altamira e Novo Progresso). Os municípios de Mato Grosso não estão entre os que têm maior perigo de derrubada de floresta.

Quanto ao risco de desmatamento em áreas protegidas, as terras indígenas concentram 4% da área total com risco de desmatamento na Amazônia Legal. Dentre as dez com maior área sob perigo está Maraiwatsede, em Mato Grosso. A terra é das três áreas apontadas no relatório com risco alto de desmatamento, com 2,42%.

As informações são do Diário de Cuiabá e do Imazon, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Jorge Humberto Toldo disse:

    Então,

    Realmente ainda existem desmatamentos no norte, mas ninguém comenta sobre os reflorestamentos que estão tomando conta de TO, MS, SP, PR, SC……

    Esses estados estão sendo cobertos por pinos e eucaliptos. Tudo bem, não é uma floresta de biodiversidade, mas é mato, é árvore em pé, é fotosíntese, etc, etc. Se o problema é meio abiente e carbono, essas florestas plantadas desenvolvem muito bem seu papel.

    Aliás, falando em meio ambiente, por quê ninguém fala da poluição urbana, industrial, residencial, dos carros e motos, etc, etc….? Esse é o verdadeiro câncer do meio ambiente no Brasil!!

    Pensem nisso.

plugins premium WordPress