Edio Sander: venda diferenciada requer um produto de qualidade com regularidade
29 de maio de 2013
Atacado – 29-05-2013
29 de maio de 2013

INAC aposta nas crianças para aproximar campo da cidade

A proposta visa gerar no país uma consciência agropecuária inexistente a nível de população urbana e que reiteradamente é motivo de desencontro com dirigentes do setor. A aposta em fomentar um conhecimento real da produção de campo se orientou às crianças das escolas públicas.

O Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC) está implementando, em conjunto com organizações da sociedade civil, diversos projetos que têm o objetivo de gerar conhecimento sobre a produção pecuária e a origem dos alimentos.

A proposta visa gerar no país uma consciência agropecuária inexistente a nível de população urbana e que reiteradamente é motivo de desencontro com dirigentes do setor. A aposta em fomentar um conhecimento real da produção de campo se orientou às crianças das escolas públicas.

Um desses projetos, realizados através da associação civil Educampo, surge como uma iniciativa de um grupo de pessoas de diferentes âmbitos, que trabalham para valorizar o trabalho e o desenvolvimento que as atividades de campo fornecem ao resto da sociedade.

A organização pretende diminuir o espaço existente entre campo e cidade, para que o conhecimento sobre a produção nacional e suas pessoas cheguem às escolas públicas da capital.

Esse ano, está se apresentando nas escolas da capital com as quais trabalha no projeto jogos digitais que a Educampo produziu com o aporte do INAC e que estão disponíveis no site http://www.educampo.com.uy.

Setecentos alunos das escolas de Montevidéu tiveram acesso a esses jogos que foram lançados no final do ano letivo de 2012 e, a partir do novo ano, começam a ser usados nas aulas. Essas 700 crianças participam de um projeto educativo denominado “Ventanas al Campo”, gerenciado pelo Educampo.

Também para poder ser um agente de trocas nas escolas mais afastadas da capital do Uruguai, vem ocorrendo o trabalho de produção de vídeos que a ONG Edúcate está realizando sobre a produção de carne.

“Ver para Aprender” é um projeto da Edúcate que busca melhorar os resultados acadêmicos e a motivação a aprender por parte das crianças e dos professores das escolas rurais.

O projeto e a elaboração das oficinas de capacitação e os materiais foram desenvolvidos integralmente no Uruguai, considerando a realidade de nossas escolas rurais e os conteúdos do programa de educação.

A metodologia permite que as crianças conheçam aspectos do país que para eles podem ser de difícil acesso, e aos professores aprender e integrar as tecnologias para facilitar e melhorar sua tarefa docente.

Dentro dos objetivos do projeto está melhorar o nível acadêmico das crianças rurais, ampliando suas capacidades intelectuais e disposição para aprendizagem, democratizar o acesso aos recursos culturais do país, facilitar a integração das novas tecnologias, fornecendo aos professores oficinas e ferramentas úteis para melhorar sua prática e aproveitar e potencializar a conjuntura do Plano Ceibal, para que a mesma se converta em uma oportunidade de reduzir a diferença de acesso a oportunidades de superação.

Entre 2010 e 2012, a capacitação, biblioteca audiovisual e o acompanhamento do projeto, geraram uma cobertura de 80 escolas rurais de Artigas, Durazno, Florida e Rivera, com 1.600 crianças e 200 professores.

O INAC forneceu vários temas para se trabalhar a produção de carne do Uruguai com essas escolas e poder chegar assim com dois audiovisuais especialmente produzidos para as crianças do campo: rastreabilidade e produção pecuária. O site do Edúcate é www.educateuruguay.org.

Comentário BeefPoint: Em agosto, o BeefPoint terá uma viagem técnica ao Uruguai, com uma visita e palestras no INAC.

A reportagem é do site http://tardaguila.com.uy, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress