Preços do “boi China” e das fêmeas avançam no mercado
29 de agosto de 2024
Incêndios matam ao menos 2,3 mil animais em São Paulo, diz ONG
29 de agosto de 2024

Incêndios em SP devastaram 2.280 hectares em centro de pesquisa de bovinos

Os incêndios que atingiram o Estado de São Paulo devastaram 2.280 hectares do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos de Corte, localizado em Sertãozinho, afirma a secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Cerca de 60% da área era destinada a pastagens e as restantes incluíam zonas para produção de alimentos para os animais e áreas de preservação permanente. Apesar disso, as atividades continuam sem interrupção.

Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte em Sertãozinho (SP) foi atingido pelos incêndios — Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O diretor geral do Instituto de Zootecnia (IZ), Enilson Ribeiro, destacou que o centro está buscando apoio tanto do governo quanto de empresas privadas para garantir a continuidade dos projetos de pesquisa. “Estamos comprometidos em manter as pesquisas em bovinocultura no mais alto nível”, afirmou Ribeiro.

O IZ possui 2.324 hectares, “contudo somente 50 hectares ficaram fora do alcance do fogo”, segundo a pesquisadora Renata Branco. Ela afirma que, embora o incêndio tenha devastado grande parte da área, há esforços em andamento para construir novas cercas e restaurar a normalidade. A equipe está utilizando áreas de pasto rotacionado para alimentar as bezerras e garantir a continuidade das pesquisas.

Apesar dos estragos, o centro manterá sua Prova de Ganho de Peso e o leilão anual de touros e matrizes, previsto para 11 de setembro, com a colaboração da Central Leilões. Sarah Bonilha, diretora do Centro de Pesquisa, informou que o incêndio atingiu a maioria das áreas do centro, mas todos os animais envolvidos nas pesquisas foram salvos e estão seguros. As avaliações da Prova de Ganho de Peso e dos Testes de Eficiência Alimentar foram retomadas no domingo, 25 de agosto.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress