Incêndios em SP devastaram 2.280 hectares em centro de pesquisa de bovinos
29 de agosto de 2024
Escassez global de carne abre uma janela de oportunidade para o Uruguai em 2025
29 de agosto de 2024

Incêndios matam ao menos 2,3 mil animais em São Paulo, diz ONG

Os incêndios que atingiram diversos municípios de São Paulo nos últimos dias já deixaram cerca de 2,3 mil animais mortos, segundo informações da ONG Sinergia Animal. Frangos e bovinos estão entre as espécies com mais perdas.

Em um único assentamento na área rural de Pradópolis (SP), as chamas mataram 217 porcos, frangos e galinhas. Em Santo Antônio do Aracanguá (SP), ao menos 43 bois morreram carbonizados em uma fazenda.

O fogo também causou problemas logísticos e de infraestrutura que já impactaram milhares de animais. Na estrada entre Batatais (SP) e Ribeirão Preto (SP), 2 mil frangos morreram em três caminhões parados nos bloqueios causados pelas queimadas. A situação foi agravada pela alta temperatura.

Em Boa Esperança do Sul (SP), 10 porcos e um bezerro foram mortos pelo incêndio que se alastrou rapidamente. Casos semelhantes foram registrados em Santa Isabel (SP) e em um haras tomado pelo incêndio em Guapiaçu (SP).

A Defesa Civil do Estado declarou que ainda está levantando o número total de animais mortos pela tragédia. “Mesmo os animais que sobreviveram agora correm risco de sofrer com a falta de alimento em áreas de pasto amplamente devastadas pelo fogo, como já vem ocorrendo no Pantanal”, alerta a diretora da ONG Sinergia Animal no Brasil, Cristina Diniz.

Em uma fazenda em Itirapina (SP), por exemplo, cerca de 70 bois conseguiram romper a cerca para fugir do fogo.

Em apenas dois dias, São Paulo registrou quase sete vezes mais incêndios do que em todo o mês de agosto de 2023 e mais focos do que todos os meses de agosto desde 1998, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress