Mercado Físico da Vaca – 23/03/09
23 de março de 2009
Mercados Futuros – 24/03/09
25 de março de 2009

Independência fecha plantas em GO e MS

Hoje o frigorífico Independência emitiu um comunicado informando o fechamento efetivo das unidades de Senador Canedo/GO e Anastácio/MS. Segundo o comunicado, o fechamento das unidades é parte de um programa de ajuste das operações do Independência à realidade do mercado atual, que foram severamente impactadas pela menor demanda internacional, pelo excesso de oferta de carne, tanto no mercado doméstico como nas exportações, e pela queda nos preços de venda da carne.

Hoje o frigorífico Independência emitiu um comunicado informando o fechamento efetivo das unidades de Senador Canedo/GO e Anastácio/MS.

Segundo o comunicado, o fechamento das unidades é parte de um programa de ajuste das operações do Independência à realidade do mercado atual, que foram severamente impactadas pela menor demanda internacional, pelo excesso de oferta de carne, tanto no mercado doméstico como nas exportações, e pela queda nos preços de venda da carne.

A unidade de Senador Canedo conta com aproximadamente 1.100 colaboradores e uma capacidade de abate de 1.400 cabeças ao dia. A unidade de Anastácio possui cerca de 900 colaboradores e capacidade de abate de 1.000 animais ao dia. Nos últimos meses, ambas as unidades vêm operando com margem bruta negativa de dois dígitos, resultado da situação atual de mercado.

“O fechamento das unidades é uma decisão muito difícil de ser tomada. A Companhia conhece suas responsabilidades e reconhece que esta atitude irá impactar seus colaboradores e a sociedade em que ela se encontra, mas a difícil decisão teve que ser tomada a fim de parar a significante saída de dinheiro que estas operações estavam causando por causa da situação atual do mercado. Os fechamentos são imperativos para tentar preservar a saúde financeira da Companhia e garantir a continuidade de suas operações” comenta Roberto Graziano Russo, CEO do Independência.

“Nós continuaremos a avaliar cada uma de nossas unidades produtivas dentro das condições adversas do mercado atual e tomaremos as decisões necessárias, quando tiverem que ser tomadas. Isso pode incluir, também, a reabertura de qualquer unidade, caso as condições de mercado se estabilizem e voltem a níveis normais, permitindo que a Companhia opere com lucro”, ressalta.

A mensagem enviada ao mercado ainda enfatiza, que o Independência se mantém fortemente compromissado em continuar suas atividades e manter suas relações comerciais com seus clientes e fornecedores, à medida que procura adequar suas operações ao ambiente econômico atual. Além disso, o Independência reafirma seu comprometimento com a transparência em fornecer informações e se empenhará em manter o mercado informado sobre qualquer novo desenvolvimento em sua situação atual.

As informações são do Independência.

0 Comments

  1. Marcelo de Souza Gomes e Silva disse:

    E o crédito de nós produtores, quando é que vamos receber? E o dinheiro que foi desviado, será recuperado? Esperamos que seja feita justiça. Companheiros Pecuaristas, muito cuidado, pois a “moda” da Recuperação Judicial” já pegou.

  2. Alexandre Quimarães disse:

    A situação da recuperação judicial parece estratégia de seqüestro, para forçar o governo para liberar dinheiro, primeiro os seqüestradores (empresa) sacrificaram alguns reféns (produtor), a segunda etapa para força o pagamento do resgate (ajuda do governo) sacrifica os seus colaboradores, impactando na sociedade, qual será o terceiro passo? Será que o governo vai liberar o dinheiro que eles estão pedindo? Será que a “Tropa de elite” vai deixar eles sacrificarem mais alguns reféns?Ou simplesmente os seqüestradores vão fugir pelos fundos e planejar outro seqüestro e ninguém vai fazer nada!

  3. Joilson Vieira de Souza disse:

    O bicho pegou!

  4. Mario Borges disse:

    O Roberto Russo podia falar também sobre o pagamento aos pecuaristas que confiaram seus bois para abate no Independência, tudo indica que pretendem um calote em Goiânia e Confresa, aliás, como fez o Frigoestrela, Margen, 4 Marcos, Arantes Alimentos e outros menos votados, bem que a Policia Federal poderia vasculhar estes frigoríficos e seus Diretores, onde esconderam o dinheiro dos bois abatidos nos últimos meses? Após a Justiça aprovar a recuperação judicial pedida, passam a comprar bois com pagamento à vista, pergunto? Com qual dinheiro? simples de responder, com o dinheiro dos pecuaristas que abateram seu gado nos últimos 45 dias antes da empresa paralisar os abates e os pagamentos. Nos EEUU iriam todos para as grades.

  5. PAULO SARAIVA DE JESUS FRANÇA disse:

    Ouço falar que quabra-se o frigorifico mas não quebra o dono. E isso é antigo no meio, não é a primeira vez, alguns estão sendo oportunistas e pegando uma carona na crise.

    Ouço também falar que existem frigorificos em nome de laranjas, salvo alguma excessão, que quebrou e não apareceu o dono. E os verdadeiros donos tem dezenas de milhares de bois e não ouço falar de terem vendido uma unica cabeça de gado para honrar os compromissos da empresa falida. Isso tem que ter um basta.

    Quem não tem compêtencia não se estabelece. “Ou são competentes demais, pois quebra a empresa e os verdadeiros donosficam com milhares de cabeças de gado no pasto” e não acontece nada.

  6. Artur Antonio Fagundes disse:

    Só sei que tô desempregado, se alguem tiver um trabalho ai, me fala!

  7. Gabriel Alves Neto disse:

    E nessa história quantos funcionários perderam o emprego?

plugins premium WordPress