Ministro da Agricultura reforça papel da Pasta no combate à fome e no apoio à produção sustentável
3 de janeiro de 2023
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 02-janeiro-2023
3 de janeiro de 2023

Inmet prevê chuvas abaixo da média para principais áreas agrícolas do país em janeiro

As principais regiões agrícolas do país não deverão receber volumes expressivos de chuva em janeiro. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Sul do Brasil, onde o clima seco já provoca perdas pontuais no milho primeira safra, o clima deve seguir adverso neste mês.

Sul

De acordo com o Inmet, a previsão de chuvas irregulares em grande parte da região em janeiro, principalmente em áreas centrais do Rio Grande do Sul, poderá impactar negativamente os níveis de água no solo e as culturas agrícolas que se encontram em estágios fenológicos mais sensíveis, como soja, milho (primeira safra) e feijão.

Centro-Oeste e Sudeste

No Centro-Oeste e no Sudeste, onde as chuvas dos últimos meses contribuíram para o aumento dos níveis de água no solo, o mês de janeiro deverá ser marcado por um veranico (longo período de calor) e chuvas dentro ou abaixo da média em áreas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Esse cenário pode impactar negativamente o armazenamento de água no solo e as culturas que se encontram em estágios fenológicos mais sensíveis.

Matopiba

Já no Matopiba, região que compreende os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão é de chuvas dentro ou abaixo da média em áreas do sul do Tocantins, oeste da Bahia e sudoeste do Piauí, o que poderá afetar os níveis de água no solo. Ainda assim, os maiores volumes acumulados de chuva dos últimos meses foram responsáveis pela manutenção da água no solo e poderão amenizar o impacto do déficit hídrico nas culturas da região, como soja, milho (primeira safra) e algodão.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress