Caio Junqueira Filho
Dando prosseguimento na segunda fase, os levantamentos de escritório, vamos falar sobre os funcionários.
Primeiro classificamos todos os funcionários em 3 categorias:
-Administrativa: É composta pelo pessoal de escritório, responsáveis pela parte burocrática da atividade e pelos gerentes, coordenadores operacionais da atividade.
-Mão de Obra Fixa: São os funcionários que tem perspectiva de trabalharem por mais de um ano. Sua função dentro da empresa é a execução operacional dos trabalhos coordenados pelos gerentes.
-Mão de Obra Variável: São os funcionários temporários, contratados para executar um determinado serviço. Também executam o operacional. Temos como exemplo os vaqueiros contratados para dar rodeio no gado na época da inseminação. Consideramos também como mão de obra variável, os empreiteiros (cerqueiros, pedreiros e etc) e os diaristas (chapas ou saqueiros dentre outros).
Podemos observar na planilha, que os funcionários estão divididos em funções e salários. Esta divisão é muito importante para a visualização do quadro funcional da propriedade e para o planejamento do orçamento anual.
Agrupando os funcionários numa só folha, podemos analisar a distribuição de cargos e salários e se são compatíveis com o serviço desenvolvido.
No planejamento do orçamento anual, além da previsão normal dos custos com funcionários fixos, fazemos as previsões de investimentos como empreitas para cercas ou construções e a necessidade de mão de obra eventual.
A distribuição anual de mão de obra na empresa rural deve ser estudada com cuidado, uma vez que ocorrem épocas de maior demanda. Nestas ocasiões a mão de obra disponível é insuficiente. O estudo da distribuição no planejamento anual é peça fundamental, pois mostra os pontos de estrangulamento e determina, com antecedência, a necessidade por período e por atividade.
Através do quadro funcional, planejamos as férias dos empregados, remanejando os mais aptos para funções adequadas, permitindo que o serviço seja realizado normalmente. Notamos que em muitas propriedades, as férias do gerente são no mês de julho, devido à facilidade do proprietário assumir a responsabilidade neste período. Outra função do planejamento é não sobrecarregar a folha com vários pagamentos de férias ou parcelas de 13o salário num mesmo mês.
Muito importante também é o bem estar da família. Quando o funcionário sente sua família amparada, trabalha com todo seu potencial voltado para suas obrigações, desempenhando muito melhor seu serviço.
É sempre bom lembrar que um trabalhador motivado, que participa do sistema produtivo com idéias e sugestões e que percebe sua influência nos incrementos na produtividade, vai se engajar no processo, não elegendo o salário como prioritário.
A capacitação do empregado rural pode ser efetuada tanto em serviço como pela utilização de treinamentos formais. Estudos desenvolvidos pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) mostraram que empresários motivados para o treinamento de seus funcionários são também os mais eficientes nas explorações de suas empresas rurais.
Colaboração: Lucila Carvalho Dias Junqueira