O bem-estar animal está definitivamente em primeiro plano na produção pecuária do Canadá – Jennifer Woods [Entrevista exclusiva]
9 de fevereiro de 2014
EUA: veja como os consumidores podem modificar o sistema de produção de carne bovina
9 de fevereiro de 2014

Invista no seu negócio, procure alternativas, seja criativo e perseverante – Mateus Arantes

Confira a entrevista com Mateus Arantes, um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil na categoria - Liderança Nova Geração.

BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte foi a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso sempre realizamos o Prêmio BeefPoint.

A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.

A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Mateus Arantes, um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil na categoria – Liderança Nova Geração

CAPA

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?

Mateus Arantes: O desafio é o de se adequar à nova realidade, entender que na sua grande maioria as pastagens se degradaram, perderam produtividade e muito pouco foi reinvestido na atividade. Adotar tecnologias rentáveis é o caminho mais curto para o sucesso. Aconteceu na lavoura das grandes culturas e vai acontecer na pecuária bovina de corte também.

BeefPoint: O que o setor poderia/deveria fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?

Mateus Arantes: Não há dúvida que passa por duas etapas:

  1. Dentro da porteira: gestão e tecnologia vão ser fundamentais para a sobrevivência e sustentabilidade do setor.
  2. Fora da porteira: atuação persistente na condução de políticas, pública e privada, para aumentar a competitividade. Neste sentido as entidades de classe e liderança têm papel fundamental e desenvolve-las se faz necessário.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Mateus Arantes: O acerto foi na profissão, somos a quinta geração trabalhando com a terra e tirando seu sustento dela. Acreditar no agro está no sangue e temos buscado isso dia a dia. Prova é o desenvolvimento bem sucedido do projeto de ILP na região de Três Lagoas – MS, região considerada problema para produção de grãos.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Mateus Arantes: Não ter começado antes na ILP. O sistema requer alto investimento e um longo tempo de maturação, principalmente em áreas difíceis para grãos.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Mateus Arantes: Maior profissionalismo na gestão. Assim conseguimos ótimos resultados.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Mateus Arantes: Continuar aperfeiçoando a gestão e aprimorar ainda mais o sistema produtivo com novas tecnologias desenvolvidas na própria fazenda.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Mateus Arantes: Li um artigo no Beefpoint sobre o desenvolvimento de lideranças de jovens nos EUA e penso que o caminho é esse, incentiva-los a ficar no campo, podendo ter qualidade de vida e gerar riqueza. Os jovens precisam ver o agronegócio como uma oportunidade de vida.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Mateus Arantes: Há vários exemplos de pecuaristas bem sucedidos e de futuro. Admiro muito a tecnologia que os dois holandeses, Ake Van Der Vinne e Krijn Wielemaker desenvolveram em Maracajú – MS: “plantio direto em capim”. Esta técnica permite recuperar solos degradados e torna possível o cultivo em áreas antes consideradas não aptas para produção de grãos. Após a lavoura não é surpresa multiplicar por 5 a produção da pecuária.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Mateus Arantes: Fazenda Cabeceira, de Ake Van Der Vinne, em Maracajú – MS.

BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do Prêmio BeefPoint Brasil? 

Mateus Arantes: Devido ao desenvolvimento do projeto de ILP em região de alto risco.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Mateus Arantes: Invista no seu negócio, procure alternativas, seja criativo e perseverante. Não tem como dar errado.

4 Comments

  1. Mário Marcio Moura disse:

    Bom dia Mateus, me orgulho muito de ser protagonista de sua vitória, afinal de contas conheço voce e sua familia a muito tempo e temos uma convivencia familiar intensa e saudável.
    Parabéns e não poderia esperar nada diferente do que estou vendo, vindo de voces e da criação que receberam de seus pais.
    Continue assim e mais sucesso e realizações virão naturalmente.
    Grande abraço e que Deus os proteja sempre.
    Mário Marcio Moura.
    Coordenador do Colégio de Jurados da ABCZ
    Uberaba/MG

  2. Ronaldo Trecenti disse:

    Prezado amigo Mateus,

    Parabéns pela justa homenagem e reconhecimento ao seu entusiasmo, garra, dinamismo e espírito colaborativo. A semente da ILP que você plantou na região de Brasília, com o produtor Sebastião Conrado de Andrade, cresceu, frutificou e se tornou referência.

    Grande abraço,
    Ronaldo Trecenti

  3. Fernando Castejon disse:

    Excelente análise critica de gestão do negócio, e fazendo paralelos, são aplicáveis a qualquer ramo de negócios.!! Parabéns pela forma clara e objetiva de conduzir e expor o assunto.

  4. krijn wielemaker disse:

    Parabéns Mateus,Brasil agradece Abraço krijn.

plugins premium WordPress