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Japão: fast food deve direcionar crescimento do mercado

A demanda japonesa por carne bovina australiana depende bastante do desempenho do setor de fast food. Com a economia japonesa devendo se manter relativamente tranquila durante 2011, as principais companhias de fast food deverão ser bem sucedidas, apesar de outro ano desafiador.

A demanda japonesa por carne bovina australiana depende bastante do desempenho do setor de fast food. Com a economia japonesa devendo se manter relativamente tranquila durante 2011, as principais companhias de fast food deverão ser bem sucedidas, apesar de outro ano desafiador.

2010 foi um ano de grande competição de preços para a indústria de gyudon (ou beef bowl – “tigela de carne” -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima) no Japão, com cortes de preços devendo permanecer no começo de 2011. Além da competição de preços, a líder na categoria, Zensho, recentemente anunciou que continuará abrindo aproximadamente 200 novas lojas de gyudon por ano e colocará mais ênfase nas operações estrangeiras. Matsuya, a terceira maior rede de gyudon do Japão, também planeja expandir progressivamente das atuais 800 lojas para mais de 1.000, de acordo com informações recentemente divulgadas. Ambas as redes usam carne bovina australiana como principal fonte para seus pratos de gyudon.

A rede de fast food estilo ocidental, McDonald’s Japan, também teve forte desempenho em 2010, com iniciativas bem sucedidas de marketing, incluindo o lançamento do “Big America”. Com um mega hambúrguer que é aproximadamente 2,5 vezes maior do que tamanho normal, a nova campanha “Big America 2” deverá direcionar fortes vendas novamente nesse ano. Os hambúrgueres usados no McDonald’s Japan, incluindo o “Big America”, são predominantemente feitos com carne australiana.

A Austrália enviou 112.223 toneladas de carne bovina processada ao Japão em 2010 (14% a mais que em 2009), sendo responsável por 32% das exportações totais ao Japão.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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