Mercado Físico da Vaca – 15/09/09
15 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 16/09/09
17 de setembro de 2009

JBS Friboi e Bertin anunciam associação

A JBS anunciou hoje (16) que os controladores da empresa e da Bertin fecharam acordo de associação que prevê transações para viabilizar a unificação de operações. Os acionistas controladores da JBS, J&F Participações e ZMF Fundo de Investimento em Participações, concordaram em passar para uma sociedade holding a totalidade das ações que ambos detêm na JBS. Já os acionistas controladores da Bertin concordaram em repassar ações representativas de 73,1% do capital da Bertin. A nova holding, portanto, passará a ser a acionista controladora tanto da Bertin como da JBS.

A JBS anunciou hoje (16) que os controladores da empresa e da Bertin fecharam acordo de associação que prevê transações para viabilizar a unificação de operações. Os acionistas controladores da JBS, J&F Participações e ZMF Fundo de Investimento em Participações, concordaram em passar para uma sociedade holding a totalidade das ações que ambos detêm na JBS. Já os acionistas controladores da Bertin concordaram em repassar ações representativas de 73,1% do capital da Bertin. A nova holding, portanto, passará a ser a acionista controladora tanto da Bertin como da JBS.

As partes ainda estão analisando a melhor estrutura de integração das operações da Bertin e da JBS. Em qualquer caso, a operação seguirá os trâmites legais necessários, diz a JBS em nota. Estima-se que os valores de capital próprio (equity value) da Bertin e da JBS devem estar na proporção de aproximadamente 40%-60%.

A JBS lembra que está em processo avançado de negociação de uma capitalização de US$ 2,5 bilhões, mediante subscrição privada na JBS USA Holdings, Inc, que resultará em uma participação de, no máximo, 26,3% do capital da JBS USA após a capitalização. A obrigação de J&F e ZMF de concluírem o negócio previsto no acordo de associação está sujeita à obtenção deste aporte na JBS USA para manter a alavancagem da JBS nos níveis atuais.

Além disso, a obrigação das partes de concluir o negócio previsto no acordo de associação está sujeita à aprovação da operação pelas autoridades de defesa da concorrência no Brasil e no exterior e a outras condições de praxe. O Banco J.P. Morgan S.A. e o Banco Santander Brasil S.A. atuaram como assessores financeiros exclusivos da JBS e da Bertin, respectivamente, para a operação.

A JBS Friboi anunciou também a compra da Pilgrims Pride Corporation, uma das maiores empresas de carne de frango dos EUA, através de sua subsidiária JBS USA Holdings, Inc. A operação, que se dará por meio de subscrição de novas ações de emissão da Pilgrims, considerou um valor para a empresa aproximado de US$ 2,8 bilhões. A subsidiária americana da JBS se tornará titular inicialmente de ações representativas de 64% do capital social total da Pilgrims, enquanto os antigos acionistas passarão a deter os 36% restantes.

A reportagem é da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    O processo de consolidação do setor tem levado a concentração. Não só na industria frigorífica, mas também no campo. Há benefícios neste processo, mas há também riscos. O maior benefício para o pais é o poder de fogo comercial das grandes empresas no mercado internacional. Mas se não quisermos prejudicar produtores e consumidores internos o órgão competente deve zelar pela manutenção da concorrência na indústria.

  2. Rafael Ribeiro do Valle disse:

    Concordo plenamente com o Dr Resende. Os benefícios de um processo de consolidação de mercado devem ser garantidos por um acompanhamento adequado por parte dos orgãos reguladores que devem preservar a higidez do sistema e o benefício ao maior interessado no processo: o produtor rural, onde se inicia toda a cadeia produtiva e de cuja planilha de custos depende também o consumidor final.

    Grato

    Rafael Ribeiro do Valle
    Diretor de Comunicções
    Gestão 2008-2011
    ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência
    http://www.anspnet.org,br
    11-3661-8151

  3. Felipe Soares Coelho disse:

    É bem provável que o CADE, para aprovar tal associação, exija, que elas se desfaçam de alguma outra empresa do grupo, neste ponto Mataboi, Marfrig, Minerva e outros podem se fortalecer. Respeitando-se o “direito”da concorrência, no mercado externo isso é muito bom para o Brasil.

  4. renato felicio disse:

    realmente é muito preocupante , para o produtor rural essa unificaçao das maiores industrias de carne que atuam nesse pais. pois a classe produtora acaba perdendo ainda mais o poder de barganha ficando cada vez mais ,sujeitas aos preços sugeridos pelas mesmas. Se a classe produtora nao se organizar com urgencia vai amargar ser cabresteada em seu proprio negocio, com seu proprio capital . seremos peoes e o pior ainda: muito mal remunerados.

  5. Estêvão Domingos de Oliveira disse:

    Esse processo de consolidação do mercado de carnes bovina já ocorreu em outros países como os EUA. É um passo importante rumo à profissionalização e exigirá uma postura cada vez mais organizada por parte dos produtores e consumidores. Assim como outros comentários acima esperamos que o órgão competente possa estar atuando visando impedir atuações ilegais dentro da cadeia.

    O agronegócio da carne bovina no Brasil ainda tem muita a evoluir, é hora de abandonar o ciclo estrativistae tradicional e iniciar o ciclo sustentável…

    Sucesso a todos

  6. Gabriel Arantes Zanin disse:

    Faço uma pergunta importante aos mais entendidos: a que ponto a seriedade e necessidade de se garantir um sistema interno equilibrado nao cederá aos interesses econômicos, relegando a 2º plano o produtor e o prejudicando ainda mais…

  7. Juliana Mardegan Ferreira disse:

    E que Deus abençoe suas “AÇÕES”!!!
    Afinal… que responsabilidade dos administradores… ter o controle da pecuária mundial!!! Imaginem um calote?? A que levaria?? A mais uma crise financeira global??!!
    Piadas a parte, o que não disfarça o medo de estar na mão de tão poucos…
    Sinceramente, só espero que haja a preocupação social além dos indicadores financeiros e a consciência da consequência de seus atos!

  8. Rodrigo Netto disse:

    O Governo atraves do BNDS fomenta tal iniciativa no intuito de consolidar a lideranca mundial do Brasil no setor. Na minha modesta opiniao o faz de forma erronea uma vez que cria uma empresa com caracteristicas de monopolio que podem distorcer a evoluccao do setor, para nao falar na propria incapacidade de gerar lucro por parte da JBS.
    Este investimento pode ter efeitos negativos para o setor, é alem de tudo nao acredito que seja a politica adecuada, quando no cenario internacional o pais tem mercaodos que se encontram fechados como o Europeu, e no cenario interno o setor precisaria de politicas que regulamentassem a criacao em zonas desmatadas e tambem poderia se investir capital e esforcos para a erradicacao da aftosa. Esta iniciativa nao sera proveitosa para o setor e no cenario externo tampoco tera o efeito que o Brasil espera.

  9. Jean-Yves Carfantan disse:

    Acho que devemos avaliar essas fusoes e aquisiçoes a partir de dois critérios. O promeiro é observar que estao surgindo multinacionais brasileiras do setor de proteinas animais. O segundo é uma pergunta : quais sao as mudanças fundamentais do mercado global que levam hoje as empresas que se sairam bem da crise financeira a reforçar as suas capacidades ?

  10. Vitor Jose Teixeira de Souza disse:

    O oligopolio virou monopolio…

  11. Jaime Assis Catafesta disse:

    isso e preocupante para nos,pequenos produtores e empresario de pequeno porte pois com a monopolização dos grandes estamos sujeitos a dançar a musica que eles tocam assim temos so o direito de esperar o que pode acontecer ou o BRASIL cresce ou leva tudo por agua abaixo,,,,,

  12. Edival Costa Oliveira disse:

    Por partes dessa consolidações fica exposto os esforços de muitos em interesse de uma menoria que vão ditar as regras do jogos.
    Com esse tipo de consolidação esta nascendo uma gigante de mercado, por partes temos a seguintes certeza que vão ditar os preços a serem pagos pela arroba do boi gordo e pelo preço que a carne pode ser vendidas ao consumidor então para pequenas medias empresas e pecuarista não a nada a ser comemorado pois ou voce dança com forme a musica ou esta fora,
    ainda assim com o apoio dos governos que estende a essas empresas e muito grande, acaba ainda sufocando as pequenas empresas.

  13. alcimar de oliveira disse:

    É não sei até onde isso é bom pra sociedade no geral, se a empresa pede recuperação judicial nós reclamamos; se a maior compra a segunda nós também reclamamos. Vamos aguardar pra ver, pensamento positivo vai melhorar.

  14. juildes ferreira rodrigues disse:

    Como é o governo federal apoiando a empreza a se cosolidar e não o produtor que tem o sacrificio para produzir a carne, alimento de todos nós no brasil ou no exterior, esses investimentos seriam de boa vinda ao produtor que sustenta a nação digo ao produtor de verdade não ãos picaretas.

  15. Marcelo Carvalho disse:

    Sr. Prof. Jean-Yves Carfantan, na opinião do senhor quais sao as principais mudanças do mercado global que levam as empresas que se sairam bem da crise financeira a reforçar as suas capacidades ?

  16. Jose Carlos Ignacio disse:

    Aonde tem orgao que vai controlar isso……..agora e salve se quem puder,..montadoras de carros……..usineiros,,,,,,,,agora frigorificos………adeus BNDS………..

  17. jose antonio barreira dias disse:

    Eu quero ver quem vai por freios neste processo de monopolização no Brasil ou alguém conhece algum setor de fiscalização aqui que funcione ou que não se corrompa com alguns agradinhos. Tenho dó dos pecuaristas e do consumidor, uma vez este senhor do JBS disse: “…nóis manda no preço…” quem não lembra??
    Ele naquela ocasião influenciava muito, mas aora vai literalmente mandar a não ser que os pequenos se unam e consigam os mesmos privlégios de crédito que estes grandes tem conseguido, coisa que acho muito dificil de ocorrer. Eu conheço muitos e muitos ex-funcionarios destas empresas que foram anexadas e todos ouviram e leram que não seriam demitidos e inclusive estas que anexam também tem por habito reduzir salarios e ganhos de seus colaboradores figurativamente dizem com a faca no pescoço da pessoa ” voce é quem sabe ai fora esta muito dificil ou fica aqui e ganha isso ou engrossa a fila do desemprego “. O lado social só vai ser percebido se atingir a familia dos sonolentos de Brasilia ou seja é muito pouco provável que seja observado.

plugins premium WordPress