Empresa uruguaia produz gado de corte no Texas, EUA
9 de fevereiro de 2015
EUA: Laura’s Lean Beef lança hot dog com 100% carne bovina a pasto
9 de fevereiro de 2015

Kátia Abreu defende prazo menor para Estados efetivarem CAR

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, disse que não considera necessária a prorrogação em mais um ano do prazo para que os Estados realizem o Cadastramento Ambiental Rural (CAR). Ela acredita que serão necessários apenas mais alguns meses.

O primeiro prazo estipulado pela lei do novo Código é de um ano, que expira dia 6 de maio deste ano. A menos de três meses de encerrar este limite, o Ministério do Meio Ambiente informa que até agora, entretanto, foram cadastrados 132 mil hectares, ou 35,5% de toda a área passível de cadastramento em território nacional.

“Por parte do governo, as estratégias podem ser mutirões, comunicação, apoio por parte de assistência técnica, trabalho articulado com a agricultura familiar e articulação com o Incra”, afirmou Kátia, que participou com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, de encontro com secretários das duas áreas nesta manhã.

A ministra do Meio Ambiente informou que as duas pastas estão discutindo maneiras para se padronizar a inscrição das informações estaduais no Sistema do CAR (Siscar), administrado pelo MMA.

Segundo a ministra Kátia, as maiores pendências estão nas pequenas propriedades rurais, onde nem sempre é fácil o acesso à informação. Ela também destacou que nos três Estados da região Sul do país, onde há grande concentração de pequenos agricultores, ainda há certo receio por parte desses produtores que temem por fiscalização pesada em suas propriedades.

Na reunião conjunta entre secretários de Meio Ambiente e Agricultura também foram compartilhadas experiências de simplificação do processo de licenciamento ambiental de propriedades rurais.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Hermano Melo disse:

    Vale observar que a maioria das propriedades em que foi realizado o CAR, são já georreferenciado, são fazendas mais ativas na exploração agro-econômica.
    Os imoveis onde ainda não foi preenchido o cadastro (CAR), em sua maioria não possuem nenhuma informação posicional, ou seja coordenadas geográficas de seus limites, entendo que um ano mais não será suficiente, por este fato, carecem de vistorias de campo e levantamentos com GPS, dentre outras observações.

plugins premium WordPress