O Ministério da Agricultura e do Abastecimento envia hoje para o Rio Grande do Sul 4,6 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa, para o reforço do rebanho dos pequenos criadores que participam do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A distribuição será feita pelas associações municipais, como ocorreu na primeira etapa da vacinação.
Segundo o ministro Pratini de Moraes, a nova remessa faz parte de um total de 13,1 milhões de doses que o MA está doando ao Estado. No início dessa semana, 1,8 milhão de doses foram disponibilizadas pelos laboratórios para serem comercializadas no Rio Grande do Sul. Com esses lotes, o Estado terá aplicado 26,3 milhões de vacinas, quantia utilizada na primeira dose e no reforço da vacinação.
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), foram comercializadas, até o dia 31 de maio, 150 milhões de doses em todo o Brasil, incluindo o RS. Neste mês, a previsão é de que sejam vendidas cerca de 10 milhões de doses no País. Para o segundo semestre, a expectativa é de uma demanda de 162,5 milhões de doses.
fonte: Larissa Rodrigues, para o BeefPoint