Acionistas da Vigor poderão fazer permuta por ações do JBS
26 de julho de 2013
Confira as projeções de produção, consumo e exportação de carne bovina no longo prazo – 2013-2023 [Relatório MAPA]
26 de julho de 2013

Mapa vai aprimorar inspeção em produtos de origem animal

Com o objetivo de agilizar a equivalência de sistemas de inspeção em produtos de origem animal com o serviço federal, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos serviços estaduais definiram medidas imediatas a serem adotadas pelo governo federal nesta quarta-feira (24 de julho).

Com o objetivo de agilizar a equivalência de sistemas de inspeção em produtos de origem animal com o serviço federal, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos serviços estaduais definiram medidas imediatas a serem adotadas pelo governo federal nesta quarta-feira (24 de julho). As ações foram discutidas durante a oficina Evolução dos Serviços Equivalentes de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que ocorreu este mês, em Brasília.

Foram identificados pelos participantes da oficina três eixos com necessidades de mudanças. Primeiro, é preciso agilizar o processo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Segundo, padronizar os critérios técnico-científicos e operacionais utilizados no Sistema. Além disso, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Judi Nóbrega, explica que também é necessário viabilizar a estruturação dos serviços de inspeção.

Para resolver essas questões, serão adotadas medidas pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa) nos próximos meses, como atualização do Decreto nº 5.741/06, que simplifica o processo de adesão dos estados ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do qual o Sisbi-POA faz parte.

Outras ações envolvem instalar e estruturar a coordenação do Sisbi-POA, repassar recursos para fortalecer os serviços de inspeção nos estados equivalentes e viabilizar o acesso desses estados à rede de Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros).

Os estados equivalentes também deverão adotar ações comuns, inclusive identificando os estabelecimentos aptos à inclusão no Sistema. Será necessário, ainda, elaborar planos de ação para avaliar esses locais quanto à evolução no atendimento aos requisitos de equivalência.

Posts relacionados (veja o ano de publicação):

2012 – MS: municípios do Codevale aderem ao SISBI, e poderão comercializar produtos de origem animal em âmbito nacional

2009 – MG: IMA se prepara para integrar Sisbi

2009 – PR: primeiro estado a adotar o Sisbi

2008 – Estados querem padronizar serviços de inspeção sanitária

2007 – Primeiras adesões ao Sisbi/POA devem ser gaúchas

Fonte: MAPA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Marco Almeida disse:

    Será quando vão resolver a vergonhosa situação sanitária dos matadouros municipais?

plugins premium WordPress