Mercado Físico da Vaca – 06/05/09
6 de maio de 2009
Mercados Futuros – 07/05/09
8 de maio de 2009

Marcos Jank receberá medalha da Ordem de Rio Branco

Nesta quinta-feira (07), no hall do Palácio Itamarati, em Brasília, o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, será condecorado com a medalha da Ordem de Rio Branco pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. A comenda é um reconhecimento do governo brasileiro à contribuição dada pelo executivo após 20 anos de trabalho nas áreas de comércio, política comercial e negociações internacionais ligadas ao agronegócio no Brasil.

Nesta quinta-feira (07), às 11h00 horas, no hall do Palácio Itamarati, em Brasília, o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, será condecorado com a medalha da Ordem de Rio Branco pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. A comenda é um reconhecimento do governo brasileiro à contribuição dada pelo executivo após 20 anos de trabalho nas áreas de comércio, política comercial e negociações internacionais ligadas ao agronegócio no Brasil.

“É uma honraria que eu gostaria de compartilhar com os mais de trinta profissionais que desenvolveram estudos e ações internacionais comigo ao longo de duas décadas”, ressalta Jank, presidente da maior entidade representativa do setor sucroenergético nacional, que congrega mais de 127 associados, responsáveis por mais de 50% da produção de etanol e 60% do açúcar fabricados no País.

A medalha, instituída desde 1963, é uma condecoração inspirada na figura do Barão de Rio Branco (1845-1912), uma importante personalidade da história brasileira. A honraria reconhece o esforço de cidadãos que tenham realizado ações relevantes para o desenvolvimento econômico, político ou cultural do Brasil, com serviços ou atitudes cívicas. A insígnia da Ordem de Rio Branco é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro uma esfera em prata dourada, onde está escrita a legenda em latim “Ubique Patriae Memor”. Traduzida para o português, a expressão significa “Em qualquer lugar, terei sempre a pátria em minha lembrança”.

Antes de ocupar o cargo máximo na UNICA, Jank foi idealizador e também ex-presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), entidade que vem fornecendo suporte técnico ao Ministério das Relações Exteriores desde 2002, desenvolvendo projetos relevantes junto a grandes instituições multilaterais. Jank foi também professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), livre docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ/ USP) e professor visitante nas Universidades de Georgetown e Missouri-Columbia, nos Estados Unidos (EUA).

Ao longo da carreira, atuou ainda como especialista em integração e comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de desenvolver projetos com o Banco Mundial, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

As informações são da Assessoria de Comunicação, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Parabéns Marcos!

plugins premium WordPress