A primeira audiência de conciliação para discutir o fechamento do frigorífico de Alegrete (RS) da Marfrig na Justiça do Trabalho terminou sem acordo. O encontro foi realizado na quinta-feira, 19, em Porto Alegre, na sede do Foro Trabalhista, com a participação do Sindicato do Trabalhadores da Indústria de Alimentação do Alegrete (STIAA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins e de representantes do frigorífico.
Foram cerca de quatro horas de conversa na busca de alternativas para evitar o desemprego de 648 trabalhadores. A demissão foi suspensa por decisão liminar da juíza Fabiana Gallon (titular da Vara do Trabalho de Alegrete) no dia 26 de dezembro, até que ocorra negociação coletiva entre a empresa e os trabalhadores. Uma nova audiência foi agendada para o dia 30.
Além disso, durante a mediação, foi definida uma vistoria na unidade para verificar se o frigorífico se encontra em condições de operação. A vistoria será feita na próxima segunda-feira (23), às 9h, e terá a presença de dois representantes do sindicato. A medida foi sugerida pelo juiz auxiliar de conciliação do TRT-RS, Luís Henrique Bisso Tatsch, como uma forma de levantar informações que possibilitem o avanço da negociação coletiva.
Apesar da vistoria, a Marfrig informou em nota, que continuará as negociações no âmbito da Justiça no próximo dia 30, na nova audiência.
Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.