A Marfrig, uma das maiores companhias fornecedoras de carne bovina do mundo, concluiu a primeira etapa do plano Marfrig Verde+, que teve início em Tangará da Serra (MT). A ideia do projeto é melhorar a eficiência do monitoramento para combater o desmate e avaliar outros riscos ambientais e sociais na cadeia de fornecedores, diretos e indiretos.
Na iniciativa, a companhia também observou questões como o respeito à demarcação de terras indígenas, irregularidades trabalhistas e queimadas, entre outros temas. Em nota, a empresa disse que o objetivo do plano é garantir que toda a cadeia de produção da companhia seja sustentável, rastreada e livre de desmatamento até 2030.
Segundo a Marfrig, a iniciativa teve ajuda de um fórum intitulado Boas Práticas do Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos (BP – GTFI) para o monitoramento desse perfil de criadores, trabalho coordenado pela National Wildlife Federation (NWF) e Amigos da Terra (AdT). O grupo reúne integrantes da cadeia produtiva para discutir soluções de transparência com foco no controle do desmate. O levantamento dos dados conta com suporte da ferramenta (Visipec).
A empresa encerrou 2020 com toda a sua cadeia de produtores diretos mapeada no bioma Amazônia; entre os indiretos, o mapeamento chegou a 62%. O objetivo, acrescenta a Marfrig, é chegar a 100% de rastreamento de ambos os perfis até 2025.
O sistema de geomonitoramento está sendo atualizado também para o bioma Cerrado, onde todos os fornecedores diretos e 47% dos indiretos foram mapeados no ano passado. O prazo dos trabalhos na região termina em 2030.
A Marfrig tem trabalhado desde o ano passado com parceiros estratégicos para desenvolver as ações e ferramentas necessárias para implementar o plano Marfrig Verde+. Como parte desses esforços, no último mês de fevereiro, a companhia celebrou contrato com o Fundo & Green, no valor de US$ 30 milhões. O dinheiro será empregado para acelerar as frentes do projeto, sobretudo as que envolvem conservação de áreas florestais.
Outro pilar importante do programa é a Rede de Assistência Técnica. Um novo protocolo destinado aos fornecedores foi desenvolvido nas 12 unidades da companhia no Brasil. Ele visa a entregar suporte especializado e acesso às ferramentas necessárias para melhorar o negócio.
Fonte: Valor Econômico.