Provimi reforça ainda mais sua posição na América Latina
4 de setembro de 2008
Vale vai retornar ao setor de fertilizantes
8 de setembro de 2008

Margen fecha 16 unidades e demite 3,5 mil empregados

"O mercado está muito ruim para a atividade, e os bancos restringiram o crédito. Não adianta continuar do jeito que está, só tendo despesa", afirmou Adalberto Silva, diretor administrativo do Margen, ao jornal Valor. O plano do Margen, agora, é "vender algumas das unidades" para "pagar o que deve".

Em dificuldades há quase um ano, o frigorífico Margen fechou ontem 16 unidades de abate de bovinos e deu aviso prévio a 3.500 funcionários, de um total de 5 mil.

“O mercado está muito ruim para a atividade, e os bancos restringiram o crédito. Não adianta continuar do jeito que está, só tendo despesa”, afirmou Adalberto Silva, diretor administrativo do Margen, ao jornal Valor.

Das 16 unidades que foram fechadas pelo Margen, quatro já estavam paralisadas desde meados de agosto. “Estamos sem caixa para pagar o boi”, afirmou Silva.

A empresa deve continuar operando apenas os centros de distribuição e as fábricas de charque, além da criação de suínos em Goiás.

O plano do Margen, agora, é “vender algumas das unidades” para “pagar o que deve”. O diretor disse que já há empresas “olhando” as plantas da companhia, cuja sede é em Rio Verde (GO). Das 16, seis são arrendadas e serão entregues aos proprietários, segundo o executivo.

O Margen operava com ociosidade elevada, abatendo 30% de sua capacidade diária nas 16 plantas de 10 mil cabeças por dia.

A reportagem é de Alda do Amaral Rocha, para o jornal Valor Econômico, resumida e adaptada por Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. joao batista dantas disse:

    e os cheques que o frigorifico ja deu, vai ser pago?

  2. Márcio Cotini disse:

    É A MARÉ NÃO ESTÁ PARA PEIXE AINDA MAIS PARA ESTE TIPO.

    O MAIOR PROBLEMA DO MARGEM FOI A FALTA DE MERCADORIA ….É O QUE TODOS OS FRIGORÍFICOS VEM ENFRENTANDO A ALGUM TEMPO, O DIFERENCIAL DO MARGEM ERA A FORMA EM QUE ELE OPERAVA,… O CHAMADO “PADRÃO MARGEM DE ATENDIMENTO ” OU SEJA…GRANDES QUEBRAS NO GANCHO,DESCLASSIFICAÇÕES ABUSIVAS EM CARCAÇAS MAIS LEVES,AO ABATER UM LOTE DE BOVINOS O PRODUTOR NÃO TINHA ACESSO A NOTAS PROMISSÓRIAS ORIGINAIS ,COMO TAMBÉM PEQUENOS ATRASOS QUE IAM MINANDO O PRODUTOR DE TAL FORMA QUE NUM CENÁRIO DE POUCA OFERTA SERIA NATURAL A DEBANDADA DAS BOIADAS.

    ISSO FUNCIONAVA BEM QUANDO ERA MUITO BOI PARA POUCO FRIGORÍFICO MAS AGORA É HORA DE REVER CONCEITOS E ENTENDER O QUE É “ELO” DE UMA CADEIA DEFINITIVAMENTE .
    TOMARA QUE ISTO PELO MENOS SIRVA DE EXEMPLO PARA OS OUTROS …

    JÁ IA ME ESQUECENDO…. NÃO COLOQUEM CULPA NAS MARGENS DE LUCRO AFINAL O FRIGORÍFICO REMUNERA O PRODUTOR APENAS POR AQUILO QUE PASSA NA BALANÇA E A CARNE NO ATACADO TAMBÉM AUMENTOU…”O RESTO” COMO O COURO, SEBO, MIÚDOS E ETC,NINGUÉM PAGOU NADA POR ISSO… NUNCA VÍ PRODUTOR RECEBER SEUS MIÚDOS, MAS NO COURO ESTE VEM LEVANDO HÁ UNS QUATRO ANOS. QUEM COM FERRO FERE COM FERRO SERÁ FERIDO.

  3. André Luis Zanini Sverzut disse:

    Para nós de Barra do Garças não é muito bom, pois agora ficamos na mão do Friboi, sem concorrencia alguma, temos q trabalhar cada vez com mais qualidade para podermos colocar um pouco de preço em nosso produto

  4. MEN DE SÁ SOUTO DOS REIS disse:

    POR QUÊ O BOI AQUI NO TOCANTINS NÃO DECOLA NOS PREÇOS?????????/

  5. Maria Lúcia de Barros Mendes Kassar disse:

    Acho necessário que os pecuaristas tenham acesso a situação financeira, a atuação no mercado, as atividades atualizadas dos frigoríficos que vão procurar para vender seu gado. É extremamente impactante, e desestabilizante da vida financeira dos que primam por honrar suas dívidas, receber como resposta na hora de receber o pagamento, depois que já abateram seu gado, que não estão em condições de saldar a dívida.

  6. wilian silveira gabriel disse:

    NOSSA REGIAO COMO A MAIORIA DO BRASIL POSSUI UMA ENORME NECESSIDADE
    DE EMPREGOS PARA A POPULAÇÃO,É UMA NOTICIA MUITO NEGATIVA,PRECISAMOS
    DE MAIS EMPRESAS FUNCIONANDO E TENDO LUCRO,E GERANDO RIQUEZAS E EMPREGOS,E NAO EMPRESAS DEMITINDO PESSOAL E NESSA PROPORÇÃO.

  7. Alysson Santos disse:

    É verdade que o mercado especulado nos dois últimos anos abalou as finanças da maioria dos frigoríficos mas não vamos esconder as atuações infelizes de algumas plantas da rede Margen, cito a da cidade de Ariquemes/RO, onde muitos calotes foram aplicados nos produtores da região.

    Ja cheguei a ter meio boi que “caiu do gancho”, de acordo com a gestão atual, SUMIR durante o abate.

    Entre outras histórias “típicas” da gestão que aqui passou.

    Foi TARDE!

  8. Airton Rui Cicerelli Fernandes disse:

    O grande problema do Frigorifico Margem foi por problema de roubo escancarado praticado em seus abates. Não se contentavam só roubar na balança, como chegaram a trocar animais dentro de seus currais. Eles montaram uma verdadeira quadrilha.
    Atenciosamente.
    Airton

  9. Renato Carbonell dos Santos disse:

    Esta cova foi cavada pelos próprios frigorificos. Ao procurarem no mercado externo, países que remuneram pifiamente nosso produto. Ao invés de procurarem vender para CEE e EUA onde se paga mais de U$ 5.000, 00 a tonelada, ficaram entregando adoidadamente a U$ 1,200 e U$ 1,500 ton. Viramos entregadores de produto nobre que é a carne. Viramos maiores exportadores de carne do mundo, pra que? Esculhambamos o mercado, acabamos com nosso boi. Hoje vendemos um gordo e compramos um boi magro sem sobrar quase nada para seu custeio. Muitas outras plantas terão este mesmo destino. O momento é de muito cuidado, já levamos ferro na reposição imagina perder nossa mercadoria valiosa. Em tempo: Sabem quanto vale um kg de carne na CEE? U$ 100,00. A pergunta é porque mesmo vendendo nosa carne a preço vil, não baixou por lá? Simples, porque simplesmente não vendemos por lá nossos cortes nobres. Antigamente tinhamos nossa cota Hilton, um corte especial ao preço de U$ 5,000 ton. Hoje nem isso, se tiver é infima.

  10. João Bignotti disse:

    Olá Pessoal!
    Quando é que os pecuaristas irão aprender que sem união não há solução.
    Vocês vão passar uma eternididade sendo fornecedores de matéria-prima para os frigoríficos e estes por sua vez vão deixar uma margem suficiente para os pecuaristas apenas respirarem.
    Acordem homens!
    Cadê o valor agregado, a garantia de qualidade, a marca????
    A saída passa pelos pecuaristas matarem seus bois, pagarem os frigoríficos por essa prestação de serviço, pegar sua carne, processá-la e colocá-la no mercado ao gosto do consumidor.
    Fora disso vocês continuarão a chorar….um bando de chorões.

  11. levino dias parmejiani disse:

    Os frigorificos mataram as galinhas dos ovos de ouro e ainda estão tentando acabar com o galhinheiro (fazendas).

    Tornaran-se as maiores empresas do ramo de carne do mundo, mas não foi por competencia, foi por oportunismo à custa da quebra da cadeia produtiva

    Desejo a eles o mesmo que fizeram com os pecuaristas.

  12. Aguinaldo Scheffer disse:

    Realmente O Sr. Mario Cottini tem razão o chamado Quinto Quarto fica com a Indústria -couro , miúdos, carne de sangria e cabeça etc..v.
    Acho que pesa muito para a indústria Inspecionada a concorr~encia no comércio nacional com as carnes procedentes doo Abate de estabelecimentos não Inspecionados.
    Aguinaldo

  13. Silvanei Aparecido Mendes disse:

    BOM SENHORES PRODUTORES O MERCADO JÁ ESTÁ AVISANDO QUEM NÁ ESTIVER PREPARADO COM CERTEZA SERÁ LOGO LOGO ESCLUIDOS, PRECISAMOS FORTALECER A CADEIA DE MODO GERAL, DEVEMOS EVITAR A QUEDA DE BRAÇO ONDE SÓ OS ESPERTOS QUEREM GANHAR, AINDA HÁ TEMPO D ENOS UNIR E VIRAMOS ESSE JOGO E SER O PÁIS REALMENTE PRODUTIVO, COMO DESEJAM TODOS.

  14. MARCOS JARILHO GALVÃO disse:

    Eu que sou do ramo, fico muito triste e preocupado porque não existe só o Margen nesta condição e sim dezenas de frigorificos na mesma situação….. Isto deixa-nos muito preocupado, pois os proprietários são do ramo à muitos anos e estão passando por estas dificuldades, demitindo um número grande de funcionários….. Agora eu pergunto porque o Governo socorre Bancos, emprêsas que muitas ou na maoiria das vêzes não emprega o tanto que uma industria frigorifica desta emprega, tanto direto como indireto…. Sou da opinião que deviamos ter um Ministério de Socorro à emprêsas com dificuldades e que querem trabalhar e dar emprêgo, gerar divisas para o Pais, e não termos Ministério da Pesca, que chega a ser ridiculo….. O Ministério da Agricultura devia se preocupar com um problema deste tamanho, ter um departamento que monitore até para que isto não aconteça…. Mais vamos esperar porque os discursos que está tudo bem faz tempo que estamos assistindo…. ACORDA LULA PARA DE FAZER DISCURSOS, PARA DE INAUGURAR O QUE NÃO TÁ PRONTO, PARA DE MONTAR NESTE AVIÃO QUE SÓ PAIS DE PRIMEIRO MUNDO TEM E ANDAR O QUE VOCÊS ANDAM.

  15. Maria Lúcia de Barros Mendes Kassar disse:

    O Margen ao menos parece que está honrando seus compromissos.

    Agora, como ficam os pecuaristas que venderam gado para o Frigorífico Campo Oeste, em Campo Grande/MS?

    Depois de anos funcionando no mesmo local, fecharam as portas da noite para o dia, em 03/09/2008, sem pagar ninguém, e pior, aí é que ficamos sabendo que eles atuavam por intermédio de “laranjas”, e que há suposto envolvimento de renomados bancos, pois não comunicaram ao SERASA e a outras entidades de que os cheques recebidos por muitos pecuaristas estavam sem fundos.

    No meu caso foi pior, fui das últimas à vender a eles, levaram minhas vaquinhas gordas, que vendi para saldar despesas urgentes da fazenda, e nem cheque chegaram a me dar, quando muito obtive a nota fiscal.

    Precisamos de apoio governamental, para proteger a nossa pecuária de contraventores como esses que atuam livremente no mercado, prontos para dar o golpe e fugir sem deixar rastro. O governo e entidades fiscalizadoras da classe, precisam impedir que esses falsários continuem atuando e lesando os pecuaristas.

    Esperamos ver os responsáveis pelo golpe desmascarados, pagando o que devem, inclusive ressarcindo as perdas e danos que causaram a nós pecuaristas.

    Entidades da classe, como CNA, FAMASUL, SINDICATOS, às quais contribuímos com pagamento, impostos e anuidades, precisam sair em defesa dos pecuaristas, impedindo atuação, divulgando quem são os maus pagadores e golpistas, comunicando aos pecuaristas e à imprensa, antes desses estelionatos ocorrerem, a saúde financeira de todos os Frigoríficos da região, bem como certificando-se que seus sócios- proprietários são idôneos, que tem crédito, que existem ou se são “laranjas”, para que os produtores sintam um mínimo de segurança ao concretizar um negócio, e não serem surpreendidos com a notícia de que os verdadeiros sócios simplesmente não constam no contrato social do Frigorífico, registrado na Junta Comercial.

    Como Bancos concediam crédito à “laranjas”?

    Descontavam promissórias rurais de “laranjas”?

    Perplexos, estamos todos aguardando as prometidas providências e justiça.

plugins premium WordPress